SÍNDROME DE ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO EM CÃES ATENDIDOS NA CLÍNICA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i2.39165Palavras-chave:
Comportamento animal, Ansiedade por separação, CãesResumo
A Síndrome de Ansiedade de Separação (SASA) é definida como sendo o conjunto de comportamentos indesejáveis manifestados pelos cães em resposta ao fato de terem sido deixados sozinhos ou afastados da pessoa de referência. Os principais sinais apresentados são: vocalização excessiva, destruição de objetos, defecção e micção em locais inadequados. A hipervinculação do animal à figura de apego é apontada como uma condição necessária à SASA. O diagnóstico deve ser feito com base na história comportamental do cão e descarte de diagnósticos diferenciais, que podem ser de ordem médica ou comportamental. Este estudo teve como objetivo verificar a existência da Síndrome de Ansiedade de Separação (SASA) em cães atendidos na Clínica Veterinária da Universidade Severino Sombra, entre os meses de fevereiro a julho de 2013. Foram encontradas 188 fichas de cães aptos para o estudo e obteve-se um total de 70 responsáveis para fazer parte da amostra do presente estudo. Os resultados mostraram que 31% dos cães apresentavam comportamentos que caracterizam a hipervinculação com seus tutores e 17,1% foram considerados positivos para a SASA. Conclui-se que em relação às demais pesquisas realizadas no Brasil nos últimos anos, a incidência de animais com SASA na Clinica da USS foi relativamente baixa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











