EFEITO DA RESTRIÇÃO ALIMENTAR QUANTITATIVA SOBRE O DESEMPENHO E AS CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA DE SUÍNOS EM TERMINAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v4i1.3785Resumo
Neste experimento foi investigado o efeito da restrição alimentar quantitativa sobre o desempenho e a qualidade da carcaça de suínos em terminação. A restrição alimentar, na razão de 7 % (T2), 14 % (T3) e 21 % (T4) do consumo à vontade (T1), diminuiu linearmente o ganho de peso diário e a espessura de toucinho, e aumentou linearmente a idade de abate (P < 0,05), enquanto o peso e o rendimento de carcaça foram afetados de forma quadrática e a percentagem de pernil na carcaça aumentou linearmente conforme se diminuía a quantidade de ração fornecida (P < 0,05).
Abstract
The effect of quantitative feed restriction upon the performance and carcass characteristics of the finished pigs was investigated. It was observed a linear reduction in the daily weight gain and backfat and linear increasing in the slaughtery age (P<0,05). The carcass weight and profit were affected in a quadratic way. Ham percentage showed linear increasing (P<0,05).
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











