DIETAS DE TERMINAÇÃO DE FRANGOS DE CORTE SUPRIMIDOS DA SUPLEMENTAÇÃO MINERAL E VITAMÍNICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i2.36495Palavras-chave:
zootecnia, nutriçãoResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de frangos de corte de submetidos a dietas de terminação com a retirada do suplemento mineral e vitamínico (premix). Foram utilizados 480 frangos de corte, machos, de linhagem comercial, de42 a49 dias, distribuídos em quatro tratamentos determinados pelo dia de retirada do premix mineral e vitamínico da dieta, aos 42, 44, e 46 dias, comparados a um controle em que não ocorreu a retirada do premix. Utilizou-se um delineamento inteiramente casualizado com seis repetições de 20 aves. Os resultados indicaram que consumo de ração (g) e mortalidade (%) não foram alterados (P>0,10) pelos dias que anteciparam a retirada do premix das dietas, entretanto o ganho de peso (g), conversão alimentar (kg/kg) e viabilidade econômica foram afetados (P<0,001) linearmente. A retirada do suplemento mineral e vitamínico da ração de terminação de frangos de cortes reduz o desempenho zootécnico sem alterar o consumo alimentar, entretanto aumenta o custo de produção na fase de terminação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











