DESEMPENHO DE BEZERROS DA RAÇA HOLANDESA SUPLEMENTADOS COM PROBIÓTICO A BASE DE SACCHAROMYCES CEREVISAE, CEPA KA500 E PEDIOCOCCUS ACIDILACTICI
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v19i4.34836Palavras-chave:
Consistência fecal, conversão alimentar, ganho de peso, suplementaçãoResumo
O uso de probióticos em bezerros promove condições desfavoráveis para o crescimento de microorganismos patogênicos, podendo influenciar no desempenho dos animais. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da suplementação com probiótico constituído de Saccharomyces cerevisiae cepa KA500 e Pediococcus acidilactici sobre o ganho de peso, consumo de alimentos, conversão alimentar e consistência fecal em bezerros da raça Holandesa. Foram utlizados 30 bezerros da raça Holandesa nas fases de aleitamento (1-6 semanas) e pós-aleitamento (7-12 semanas), sendo submetidos a dois tratamentos, onde 15 bezerros foram suplementados com probióticos (5 g/dia do 8o. dia de idade ao desaleitamento e 10 g/dia a partir do desaleitamento) e 15 não suplementados (testemunha). O consumo de alimentos foi registrado diariamente, o peso vivo semanalmente e o escore de consistência fecal 3 vezes por semana. Observou-se superioridade no ganho de peso dos animais suplementados com probiótico, em relação aos animais não suplementados, sem alteração no consumo de concentrado, nos períodos de aleitamento e pós-aleitamento, resultando em melhor conversão alimentar no período de aleitamento. Ocorreu diminuição no escore fecal dos bezerros suplementados durante o aleitamento, sem diferença significativa no período pós-aleitamento. Conclui-se que a suplementação com probióticos melhora o desempenho e a consistência fecal de bezerros nas primeiras 12 semanas de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.