AVALIAÇÃO CLÍNICA E CITOLÓGICA DE CAVALOS DE TRAÇÃO, ACOMETIDOS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DAS VIAS AÉREAS INFERIORES NO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v18i2.28469Palavras-chave:
eqüinos, BAL, pneumonia, verminose pulmonarResumo
As doenças do trato respiratório posterior dos eqüinos são achados freqüentes na prática diária da clinica e por isso é necessário o desenvolvimento de métodos diagnósticos mais rápidos e eficientes. Neste sentido ressalta-se o lavado broncoalveolar (BAL), técnica de coleta e avaliação celular do conteúdo das vias respiratórias posteriores. O objetivo deste estudo é comparar o padrão citológico de BAL de cavalos saudáveis com animais de pequenos proprietários rurais na região de Tijucas do Sul, Paraná e também verificar as enfermidades respiratórias do trato respiratório inferior mais freqüentes nestes cavalos. Foram realizados exames clínicos e o BAL em trinta cavalos, sendo vinte acometidos de pneumonia, broncopneumonia e doença inflamatória recorrente das vias aéreas e dez animais saudáveis. Nas análises citológicas das amostras foram avaliadas a contagem quantitativa e qualitativa das células, a quantidade de muco na amostras e demais achados, como a presença de colônias bacterianas, ovos de parasitas e material vegetal. No exame clínico, 95% dos animais enfermos apresentaram tosse e 80% secreção nasal. Na contagem de células o grupo enfermo apresentou maior celularidade. A contagem diferencial apresentou aumento significativo de neutrófilos e eosinófilos, com queda na proporção de macrófagos. Houve destaque para a presença de colônias bacterianas em amostras de oito animais enfermos. Foram verificados, ainda, casos de verminose pulmonar, influenza e doença inflamatória da vias aéreas, sendo que em apenas dois casos os diagnósticos clínico e citológico foram inconclusivos. A técnica do BAL comprovou ser simples e rápida, permitindo aprimorar o diagnostico final das enfermidades respiratórias do trato posterior de equinos em condições de campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











