ANOMALIA DE PELGER-HUËT – RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v17i4.25923Palavras-chave:
Hematologia, desvio a esquerda degenerativo, hipossegmentação de neutrófilosResumo
A anomalia de Pelger-Huët é um distúrbio hereditário raro caracterizado pela falha na segmentação do núcleo dos granulócitos, especialmente dos neutrófilos. Os neutrófilos geralmente apresentam núcleos hipossegmentados ou redondos, embora a condensação da cromatina e o desenvolvimento citoplasmático assemelham-se a de granulócitos maduros normais. A hipossegmentação do núcleo afeta 30 a 70% das células e mimetiza o estado de imaturidade celular, semelhante ao observado hematologicamente no desvio à esquerda. A anomalia de Pelger-Huët foi relatada em humanos, coelhos, cães e gatos, sendo esses relatos escassos e poucos casos foram descritos em animais e, no estado do Espírito Santo ainda não havia sido relatada. O reconhecimento dessa anomalia é importante para prevenir uma associação incorreta com doenças que produzem um desvio à esquerda. Relatamos um caso da anomalia de Pelger-Huët em uma cadela da raça Cocker spaniel com 9 anos de idade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











