AVALIAÇÃO DO LAVADO BRONCOALVEOLAR EM CÃES DE ABRIGO ACOMETIDOS POR PNEUMONIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v17i3.22753Palavras-chave:
medicina veterinária, clínica de pequenos animais, sistema respiratório, ferramenta diagnósticaResumo
Enfermidades do trato respiratório inferior são comuns na clínica de pequenos animais. Devido à vasta etiologia dessas afecções é necessário realizar um diagnóstico preciso, para que seja determinada a terapêutica adequada. O lavado broncoalveolar (LBA) é uma ferramenta diagnóstica auxiliar, quando métodos de rotina são inconclusivos. Tendo como objetivo a análise citológica comparativa, foram utilizados 10 cães acometidos por pneumonia e 20 (vinte) cães saudáveis, como grupo controle. O LBA foi realizado por meio da técnica endotraqueal, com os animais sob anestesia geral de curta duração. A amostra coletada foi sedimentada em câmara de Suta e recebeu coloração tipo Romanowski. Foi realizada análise quantitativa da amostra, com o auxílio da câmara de Neubauer e para avaliação qualitativa 400 células foram contadas em cada amostra e diferenciadas em células epiteliais, neutrófilos, linfócitos, eosinófilos, mastócitos, macrófagos, quantidade de muco e hemosiderófagos. Na avaliação citológica do LBA do grupo com pneumonia foi observado elevação significativa na contagem celular total e na taxa de neutrófilos, associada à queda na taxa de macrófagos, linfócitos, mastócitos, eosinófilos e células epiteliais. O LBA mostrou-se seguro e eficaz como diagnóstico diferencial das doenças do trato respiratório inferior em cães, promoveu achados relevantes, comprovando seu mérito como ferramenta diagnóstica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.