EFEITO DO EXTRATO DE OXICOCO NO TRATAMENTO DE INFECÇÔES DO TRATO URINÁRIO EM PORCAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v17i2.20697Palavras-chave:
acidificante urinário, contagem bacteriana, Escherichia coli, pH, urináliseResumo
RESUMO: O experimento consistiu na avaliação da eficácia de um produto comercial a base de extrato de oxicoco (pHD® - Biomin LTDA) no tratamento de infecções do trato urinário (ITU) em porcas. Foram utilizadas 42 porcas, com idade gestacional variando entre 50 e 70 dias, portadoras ou não de ITU. Os animais sadios foram diferenciados dos animais afetados mediante resultados de urinálise e urocultivo. O ensaio foi composto por: porcas com ITU que receberam o produto a base de extrato de oxicoco na ração por um período de 14 dias; porcas negativas para ITU (controle negativo); e porcas positivas para cistite (controle positivo). Foram coletadas amostras de urina nos dias zero, sete e 14 dias após o início do tratamento. Realizou-se urinálise completa dessas amostras, avaliação da densidade, do pH, contagem bacteriana e isolamento bacteriano. A E. coli foi o agente mais freqüente no isolamento bacteriano (90,62%). Os resultados demonstraram que o produto a base de extrato de oxicoco foi eficaz em promover redução do pH urinário, porém não interferiu em mais nenhum dos outros parâmetros avaliados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











