COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE POTROS DA RAÇA MANGALARGA MARCHADOR SUBMETIDOS A OFERTAS DE ALIMENTO E CONFINAMENTO NOTURNO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i4.15221Palavras-chave:
dietas, hemartria, tempo de pastejo, diet, limpograss, grazing timeResumo
Objetivou-se neste experimento avaliar o comportamento alimentar de potros da raça Mangalarga Marchador, submetidos a dietas em cocheira e em pastagem de Hemarthria altíssima cv. Flórida, no período de 29/09/2007 à 29/02/2008. O experimento foi realizado no Haras Jump localizado na região metropolitana de Curitiba. Os tratamentos utilizados foram dietas compostas de 5 kg feno e 2,5 Kg de concentrado comercial oferecido na cocheira durante noite e pastejo durante o dia (T100C), 2,5 Kg feno e 1,250 Kg de concentrado comercial oferecido na cocheira durante a noite e pastejo durante o dia (T50C), e somente alimento na forma de pasto (TP). O comportamento alimentar foi monitorado nos dias 07/12/2007, 30/01/2008 e 19/02/2008, quantificando-se o tempo de alimentação durante 24 horas, por meio de amostragem focal, a cada 10 minutos. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as medias comparadas pelo teste de Duncan, pelo programa Statistica versão 5.5. Os animais do tratamento TP apresentaram maior tempo de ingestão de alimento no dia. O comportamento de pastejo dos potros, alimentados na cocheira a noite, foi influenciado pelo confinamento, o que determinou menor (P<0,05) tempo de ingestão no período da manhã, assim como o incremento no período da tarde, relativo à manhã. A velocidade de colheita da forragem, no período diurno, foi maior (P<0,05) para os animais do tratamento T50C e T100C. O peso e escore corporal dos potros no período experimental foram satisfatórios para os três tratamentos. O confinamento de potros no período noturno, suplementados com concentrado e feno a vontade, promove diminuição do tempo de ingestão alimentar diário.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.