CLÍNICA, ELETROCARDIOGRAFIA E ANÁLISE LABORATORIAL DE GATOS TRATADOS COM LEVAMISOL

Autores

  • Alessandra Melchert UNOESTE
  • Rosa Maria Barilli Nogueira Unoeste
  • Cecília Braga Laposy Unoeste
  • Karen Correa Barracar Unoeste
  • Fábio Luiz Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v14i3.14972

Palavras-chave:

efeitos tóxicos, felino, imunomodulador, feline, immunomodulator, side effects

Resumo

O levamisol pode ser usado como parasiticida e indutor de imunidade. Na literatura há conflitos quanto à dose, vias de administração, efeitos adversos e toxicidade do fármaco em gatos. Com o objetivo de avaliar os efeitos clínicos, laboratoriais e eletrocardiográficos do levamisol em gatos, foram estudados nove animais, utilizando-se a dose imunomoduladora de 25 mg/gato, via oral, em dias alternados, por 3 aplicações (dias 1, 3 e 5). Os animais foram avaliados antes do levamisol (controle), 60, 180 e 360 minutos após administração do levamisol, em todos os dias de tratamento. Avaliou-se a temperatura (T), frequência respiratória (f), frequência cardíaca (FC), pressão arterial sistólica (PAS) e eletrocardiograma (ECG) em todos os momentos citados. Hemograma, função hepática, incluindo alanino aminotransferase (ALT) e gamaglutamil transferase (GGT), proteínas totais, albumina e globulinas foram avaliados antes e após a última aplicação do levamisol. Não foram observadas alterações da f, ALT, GGT e proteínas. A T, FC e PAS elevaram-se significativamente em diferentes momentos em relação ao controle, permanecendo, no entanto, dentro dos limites fisiológicos para a espécie. Sialorréia e vômito foram observados em 33,3% e 11,1% dos animais, respectivamente. No ECG foi observado bloqueio átrio-ventricular de 1º e 2º grau em 22,2% dos animais, nos dias 1 e 5, e complexos atriais prematuros em 33,3%, nos dias 1 e 3. No hemograma houve diminuição do número de linfócitos após a terceira dose administrada do fármaco. Conclui-se que na dose estudada o levamisol provoca efeitos tóxicos em gatos e deve ser usado com cautela.

Biografia do Autor

Alessandra Melchert, UNOESTE

Docente - Clínica Médica de Pequenos Animais - Curso de Medicina Veterinária - Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Presidente Prudente, SP.

Rosa Maria Barilli Nogueira, Unoeste

Docente - Clínica Médica de Pequenos Animais - Curso de Medicina Veterinária - Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Presidente Prudente, SP.

Cecília Braga Laposy, Unoeste

Docente - Patologia Clínica - Curso de Medicina Veterinária - Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Presidente Prudente, SP.

Karen Correa Barracar, Unoeste

Discente -  Curso de Medicina Veterinária - Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Presidente Prudente, SP.

Fábio Luiz Ferreira

Discente -  Curso de Medicina Veterinária - Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Presidente Prudente, SP.

Downloads

Como Citar

Melchert, A., Nogueira, R. M. B., Laposy, C. B., Barracar, K. C., & Ferreira, F. L. (2009). CLÍNICA, ELETROCARDIOGRAFIA E ANÁLISE LABORATORIAL DE GATOS TRATADOS COM LEVAMISOL. Archives of Veterinary Science, 14(3). https://doi.org/10.5380/avs.v14i3.14972

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva