CLÍNICA, ELETROCARDIOGRAFIA E ANÁLISE LABORATORIAL DE GATOS TRATADOS COM LEVAMISOL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v14i3.14972Palavras-chave:
efeitos tóxicos, felino, imunomodulador, feline, immunomodulator, side effectsResumo
O levamisol pode ser usado como parasiticida e indutor de imunidade. Na literatura há conflitos quanto à dose, vias de administração, efeitos adversos e toxicidade do fármaco em gatos. Com o objetivo de avaliar os efeitos clínicos, laboratoriais e eletrocardiográficos do levamisol em gatos, foram estudados nove animais, utilizando-se a dose imunomoduladora de 25 mg/gato, via oral, em dias alternados, por 3 aplicações (dias 1, 3 e 5). Os animais foram avaliados antes do levamisol (controle), 60, 180 e 360 minutos após administração do levamisol, em todos os dias de tratamento. Avaliou-se a temperatura (T), frequência respiratória (f), frequência cardíaca (FC), pressão arterial sistólica (PAS) e eletrocardiograma (ECG) em todos os momentos citados. Hemograma, função hepática, incluindo alanino aminotransferase (ALT) e gamaglutamil transferase (GGT), proteínas totais, albumina e globulinas foram avaliados antes e após a última aplicação do levamisol. Não foram observadas alterações da f, ALT, GGT e proteínas. A T, FC e PAS elevaram-se significativamente em diferentes momentos em relação ao controle, permanecendo, no entanto, dentro dos limites fisiológicos para a espécie. Sialorréia e vômito foram observados em 33,3% e 11,1% dos animais, respectivamente. No ECG foi observado bloqueio átrio-ventricular de 1º e 2º grau em 22,2% dos animais, nos dias 1 e 5, e complexos atriais prematuros em 33,3%, nos dias 1 e 3. No hemograma houve diminuição do número de linfócitos após a terceira dose administrada do fármaco. Conclui-se que na dose estudada o levamisol provoca efeitos tóxicos em gatos e deve ser usado com cautela.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.