APLICAÇÃO DA ESPIROMETRIA DURANTE TESTE PADRÃO DE EXERCÍCIO PROGRESSIVO EM ESTEIRA PARA AVALIAÇÃO DA TROCA GASOSA RESPIRATÓRIA DE EQUINOS DA RAÇA ÁRABE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v14i1.12848Palavras-chave:
consumo de oxigênio, equino, metabolismo, quociente respiratório, sistema respiratório, aerobic capacity, equine, oxygen uptake, respiratory systemResumo
No presente estudo avaliou-se a troca gasosa respiratória pela mensuração do consumo de oxigênio (VO2),dióxido de carbono produzido (VCO2) e quociente respiratório (R), e determinou-se o consumo máximo deoxigênio (VO2max) de cavalos da raça Árabe durante o teste padrão de exercício progressivo em esteira dealta velocidade. Seis equinos adultos da raça Árabe, clinicamente hígidos foram submetidos ao teste emesteira com inclinação de 6%, o qual consistiu da velocidade inicial de 1,8 m/s por 5 minutos, a 4 m/s por 3minutos, a 6 m/s por 2 minutos e fases a 8 m/s, 9 m/s, 10 m/s e 11 m/s por 1 minuto cada, de modo que amanta da esteira foi parada quando os cavalos não conseguiram acompanhar a velocidade da mesma. Atroca gasosa foi monitorada por meio da máscara de análise de gases respiratórios para equinos, nosúltimos 10 segundos finais de cada mudança de velocidade e a 1, 2 e 3 minutos após o término doexercício. Durante o exercício há elevação do VO2 e VCO2 com relação linear conforme a intensidade deexercício. O VO2max dos cavalos da raça Árabe é de 114,9 mL/kg/min. O quociente respiratório eleva-separa valores maiores que 1,0 a partir da velocidade de 9,0 m/s, indicando o predomínio do metabolismoanaeróbico, e mantêm-se ainda elevado no período pós-exercício.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.