O PROJETO DE PESQUISA NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/vrpect.1.97963Resumo
Neste ensaio, exponho a minha compreensão sobre o projeto de pesquisa segundo uma visão fenomenológica. Ele emerge de uma necessidade prática de orientação e da escassez de textos que abordem o assunto para além de generalidades estruturadas e de aspectos meramente burocráticos ou institucionais. Dessa maneira, a interrogação perquirida foi: o que é isto, o projeto de pesquisa segundo uma visão fenomenológica? Para dar conta do interrogado, explicito compreensões sobre o projeto de pesquisa em manuais consagrados, estabelecendo um debate sobre os limites destas proposições. Em seguida, são apresentados os aspectos centrais da fenomenologia que sustentam a minha compreensão de projeto, no sentido da abertura ou do lançar-se à frente, o que incide sobre a minha visão de projeto de pesquisa. Por fim, delineio aspectos que um projeto de pesquisa fenomenológico pode conter, sempre em relação ao que se interroga, portanto, do sentido do para a estrutura e não o contrário.
Referências
ALES BELLO, A. Fenomenologia e ciências humanas: implicações éticas. Memorandum: Memória e História em Psicologia, [S. l.], v. 11, p. 28–34, 2006.
ALMEIDA MELO, M. L. de. Análise de trajetória metodológica de pesquisa instruída pela abordagem fenomenológico-hermenêutica de PAUL RICOEUR. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, SIPEQ, 4., 2010, Rio Claro. Anais... Rio Claro: Se&Pq, 2010. v. 1, p. 1-10.
BAUMANN, A. P. P. “Pro-jeto” pedagógico: um ensaio sobre o devir da forma-ação. Acta Scientiae, Canoas, v. 3, n. 15, p. 588-607, dez. 2013. Bimestral.
BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação matemática. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 18–23, 1993.
BICUDO, M. A. V.; KLÜBER, T. E. A questão de pesquisa sob a perspectiva da atitude fenomenológica de investigação // The research issue according to the perspective of phenomenological investigation attitude. Conjectura: filosofia e educação, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 24–40, 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p.
GIL, A. C. O projeto na pesquisa fenomenológica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS (SIPEQ), 4., 2010, Rio Claro. Anais... Rio Claro: Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos, 2010. v. 1, p. 1-11.
GIL, A. C.; YAMAUCHI, N. I. Elaboração do projeto na pesquisa fenomenológica em enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem, [S. l.], v. 26, n. 3, 2012. DOI: 10.18471/rbe.v26i3.6613.
GIORGI, A. Sobre o método fenomenológico utilizado como método de pesquisa qualitativa nas ciências humanas: teoria, prática e avaliação. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. trad. Ana Cristina Nasser, 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 386-409.
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. 13. ed. Partes I. Petrópolis: Vozes, 2005.
INWOOD, M. Dicionário Heidegger. Zahar, 1944.
KLÜBER, T. E. METANÁLISE DO MACROPROJETO “FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA: COMPREENSÕES E DESVELAMENTOS”. VIDYA, Santa Maria (RS, Brasil), v. 43, n. 2, p. 191–206, 2023. DOI: 10.37781/vidya.v43i2.4614. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4614. Acesso em: 29 jan. 2025.
MUTTI, G. S. L. Adoção da Modelagem Matemática para professores em um contexto de formação continuada. 2020. 193 folhas. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2020.
MOURA, C. A. R. de. Crítica da razão na Fenomenologia. 1. ed. São Paulo: Nova Stella Editorial, 1989.
MUTTI, G. S. L.; KLÜBER, T. E. Tesis en formato multipapel: lo develamiento de una posibilidad en la perspectiva fenomenológica de la investigación. PARADIGMA, Maracay, v. 43, n. 2, p. 36–58, 2022. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p36-58.id1217.
OXFORD LANGUAGES. Projeto. In: Dicionário online. Disponível em: https://www.google.com/search?q=dicion%C3%A1rio+oxford. Acesso em: 10 out. 24.
SEVERINO, A. J. A pesquisa na dinâmica da vida universitária: elaborando projeto de pesquisa. In: SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2013. Cap. 4. p. 111-116.
SCHWENDLER, D. A Contextualização na Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2023. 105 folhas. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2023.
TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E. A pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática: sobre as atividades de formação continuada em teses e dissertações. Revemat: revista eletrônica de educação matemática, [S.L.], v. 9, p. 38, 29 jul. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9nespp38.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 TIago Emanuel Klüber

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite [..];
- Autores têm autorização para para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e em outras obras como capítulo de livro, com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na revista;
- Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.
