O PROJETO DE PESQUISA NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA

Autores

  • TIago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Cascavel

DOI:

https://doi.org/10.5380/vrpect.1.97963

Resumo

Neste ensaio, exponho a minha compreensão sobre o projeto de pesquisa segundo uma visão fenomenológica. Ele emerge de uma necessidade prática de orientação e da escassez de textos que abordem o assunto para além de generalidades estruturadas e de aspectos meramente burocráticos ou institucionais.  Dessa maneira, a interrogação perquirida foi: o que é isto, o projeto de pesquisa segundo uma visão fenomenológica? Para dar conta do interrogado, explicito compreensões sobre o projeto de pesquisa em manuais consagrados, estabelecendo um debate sobre os limites destas proposições. Em seguida, são apresentados os aspectos centrais da fenomenologia que sustentam a minha compreensão de projeto, no sentido da abertura ou do lançar-se à frente, o que incide sobre a minha visão de projeto de pesquisa. Por fim, delineio aspectos que um projeto de pesquisa fenomenológico pode conter, sempre em relação ao que se interroga, portanto, do sentido do para a estrutura e não o contrário.

Referências

ALES BELLO, A. Fenomenologia e ciências humanas: implicações éticas. Memorandum: Memória e História em Psicologia, [S. l.], v. 11, p. 28–34, 2006.

ALMEIDA MELO, M. L. de. Análise de trajetória metodológica de pesquisa instruída pela abordagem fenomenológico-hermenêutica de PAUL RICOEUR. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, SIPEQ, 4., 2010, Rio Claro. Anais... Rio Claro: Se&Pq, 2010. v. 1, p. 1-10.

BAUMANN, A. P. P. “Pro-jeto” pedagógico: um ensaio sobre o devir da forma-ação. Acta Scientiae, Canoas, v. 3, n. 15, p. 588-607, dez. 2013. Bimestral.

BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação matemática. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 18–23, 1993.

BICUDO, M. A. V.; KLÜBER, T. E. A questão de pesquisa sob a perspectiva da atitude fenomenológica de investigação // The research issue according to the perspective of phenomenological investigation attitude. Conjectura: filosofia e educação, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 24–40, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p.

GIL, A. C. O projeto na pesquisa fenomenológica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS (SIPEQ), 4., 2010, Rio Claro. Anais... Rio Claro: Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos, 2010. v. 1, p. 1-11.

GIL, A. C.; YAMAUCHI, N. I. Elaboração do projeto na pesquisa fenomenológica em enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem‏, [S. l.], v. 26, n. 3, 2012. DOI: 10.18471/rbe.v26i3.6613.

GIORGI, A. Sobre o método fenomenológico utilizado como método de pesquisa qualitativa nas ciências humanas: teoria, prática e avaliação. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. trad. Ana Cristina Nasser, 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 386-409.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. 13. ed. Partes I. Petrópolis: Vozes, 2005.

INWOOD, M. Dicionário Heidegger. Zahar, 1944.

KLÜBER, T. E. METANÁLISE DO MACROPROJETO “FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA: COMPREENSÕES E DESVELAMENTOS”. VIDYA, Santa Maria (RS, Brasil), v. 43, n. 2, p. 191–206, 2023. DOI: 10.37781/vidya.v43i2.4614. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4614. Acesso em: 29 jan. 2025.

MUTTI, G. S. L. Adoção da Modelagem Matemática para professores em um contexto de formação continuada. 2020. 193 folhas. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2020.

MOURA, C. A. R. de. Crítica da razão na Fenomenologia. 1. ed. São Paulo: Nova Stella Editorial, 1989.

MUTTI, G. S. L.; KLÜBER, T. E. Tesis en formato multipapel: lo develamiento de una posibilidad en la perspectiva fenomenológica de la investigación. PARADIGMA, Maracay, v. 43, n. 2, p. 36–58, 2022. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p36-58.id1217.

OXFORD LANGUAGES. Projeto. In: Dicionário online. Disponível em: https://www.google.com/search?q=dicion%C3%A1rio+oxford. Acesso em: 10 out. 24.

SEVERINO, A. J. A pesquisa na dinâmica da vida universitária: elaborando projeto de pesquisa. In: SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2013. Cap. 4. p. 111-116.

SCHWENDLER, D. A Contextualização na Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2023. 105 folhas. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2023.

TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E. A pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática: sobre as atividades de formação continuada em teses e dissertações. Revemat: revista eletrônica de educação matemática, [S.L.], v. 9, p. 38, 29 jul. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9nespp38.

Downloads

Publicado

2025-04-26

Como Citar

Klüber, T. E. (2025). O PROJETO DE PESQUISA NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA. Vestigare: Revista De Pesquisas Em Educação, Ciências E Tecnologias, (1), 160–176. https://doi.org/10.5380/vrpect.1.97963

Edição

Seção

Seção F: Artigos de Metodologias de Pesquisa e Análise Qualitativas na Educação, Ciências e Tecnologias