Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos deverão ser enviados utilizando o seguinte MODELO.

Abaixo, especificamos as diretrizes para a submissão à VESTIGARE: Revista de Pesquisas em Educação, Ciências e Tecnologias.

- A submissão de artigos para publicação deve ser feita na Plataforma da Revista.
- O manuscrito deve estar no formato “.doc” ou “.docx”.

- Na folha de rosto deverão constar o título, resumo no idioma original e Inglês; não deverão aparecer dados que permitam identificar (o)s autor(es). Nome(s) do(s) autor(es): fonte Franklin Gothen Book, corpo 12, negrito, à direita. O número máximo de autores de um artigo não poderá exceder o total de quatro pessoas.

- Título: Em Português, fonte Franklin Gothic Book, corpo 16, negrito, centralizado, caixa alta (não podendo ultrapassar 2 linhas); em Inglês, fonte Franklin Gothic Book, corpo 12, sem negrito, centralizado, caixa alta.

- Resumos em língua pátria e em Inglês: fonte Franklin Gothen Book, corpo 10, normal, justificado. O Resumo deve apresentar: a Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. O resumo e o abstract devem conter entre 150 e 200 palavras. É fundamental, que os abstracts e keywords sejam cuidadosamente redigidos e não confiados cegamente ao Google translator e similares. Palavras-chave: deve ser apresentadas em língua pátria e em inglês, no máximo de 3 palavras, formadas por expressões de no máximo 3 termos, separados por ponto, fonte Franklin Gothen Book, corpo 10, normal, justificado.

- Alinhamento do corpo do texto: justificado; Fonte: Franklin Gothic Book 12 pt, para títulos e corpo de texto,  Franklin Gothic Book 10 para notas de fim e Franklin Gothic Book 11 para citações longas recuadas; Não devem ser utilizadas notas de rodapé, mas notas de fim.

- Tabelas, gráficos, figuras ou imagens devem ser inseridas no lugar apropriado do texto. Legendas de tabelas e figuras. Devem aparecer dentro do texto, não é necessário enviá-las separado. As explicações e abreviaturas não regulares irão em notas ao pé da tabela ou figura. A legenda das tabelas deve ser posta acima das mesmas e dos gráficos, imagens (formato **. jpg ou *.png, resolução mínima de 300 dpi), e/ou figuras, abaixo. As tabelas devem ir desenhadas com linhas horizontais e verticais singelas, ajustadas ao conteúdo. Cite cada figura e tabela no texto de acordo com uma ordem numérica, por exemplo, (Fig. 4) ou (Figs. 4 e 5) ou (Tabela 1.). Devem usar-se as tabelas e figuras estritamente necessárias para explicar o argumento do trabalho e respaldá-lo. Também devem usar-se figuras como alternativa às tabelas; não se devem duplicar os dados nos gráficos e tabelas, nem repetir no texto a informação das tabelas ou figuras.

- No final do artigo deve constar uma lista completa das referências citadas ao longo do texto. Esta lista deve estar em ordem alfabética e seguir as normas da ABNT. Todas as referências e citações devem obedecer às normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

- O artigo completo digitado deve ter no mínimo 15 laudas e máximo 20 laudas, incluindo os anexos/apêndices e/ou figuras.
 - A ordem de apresentação dos elementos iniciais do artigo e a formatação correspondente devem ocupar apenas a primeira página. Tamanho da folha: A4.
Margens, superior e esquerda: 3,0 cm; direita e inferior: 2,0 cm. Sem Tabulação. Espaço entre linhas simples e após o parágrafo 6 pt.
Em todo o texto: espaço entre linhas simples e após o parágrafo 6 pt.

Manuscritos que não seguirem estas orientações serão devolvidos. 

Pelo menos um dos autores do artigo submetido deve possuir o título de doutorado.

Exemplos de Referências:

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

ALMEIDA, C. L. S. Hermenêutica e Dialética: Hegel na perspectiva de Gadamer. In: ALMEIDA, C. L. S; FLICKINGER, H; ROHDEN, L. (org.). Hermenêutica Filosófica: nas trilhas de Hans Georg Gadamer. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. p. 61 - 115.

CUNHA, A. G. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010.

KONDER, L. O que é dialética. 28. ed. Brasília: Editora Brasiliense, 2012.

GADAMER, H.-G. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 15. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

MORAES, R. A educação de professores de ciências: uma investigação da trajetória de profissionalização de bons professores. 1991. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1991.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.

ROHDEN, L. Filosofando com Gadamer e Platão: Movimentos, Momentos e Método(s) da Dialética. Revista Dissertatio de Filosofia, Pelotas, v. 36, s.n., p. 105-130, 2012.

SOUSA, R. S.; GALIAZZI, M. C.; SCHMIDT, E. B. Interpretações Fenomenológicas e Hermenêuticas a partir da Análise Textual Discursiva: a Compreensão em Pesquisas na Educação em Ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 4, n. 6, p. 311-333, dez. 2016.

 

Seção A: Ensaio Acadêmico em Educação, Ciências e Tecnologias

Revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica nas áreas de Educação em Ciências (Educação Química, Educação em Astronomia, Ensino de Física, Ensino de Biologia), Educação Matemática, Educação Ambiental, Educação em Saúde, Educação em Computação e Tecnologias Educativas.

Seção B: Artigos de Pesquisa em Educação em Ciências

Artigos de pesquisas empíricas nas áreas de Educação em Ciências (Educação Química, Educação em Astronomia, Ensino de Física, Ensino de Biologia), Educação Ambiental e Educação em Saúde, em seus diversos tempos e espaços educativos.

Seção C: Artigos de Pesquisa em Educação Matemática

Artigos de pesquisas empíricas na área de Educação Matemática, em seus diversos tempos e espaços educativos.

Seção D: Artigos de Pesquisa em Educação em Computação e Tecnologias Educativas

Artigos de pesquisas empíricas na área de Educação em Computação e Tecnologias Educativas, em seus diversos tempos e espaços educativos.

Seção E: Artigos de Investigação de Docentes da Educação Básica

Artigos de pesquisas empíricas/relatos de experiência produzidos especificamente por professoras e professores da Educação Básica em seus diversos tempos e espaços educativos.

Seção F: Artigos de Metodologias de Pesquisa e Análise Qualitativas na Educação, Ciências e Tecnologias

Estudos que tratam sobre as metodologias de investigação qualitativa empregadas em pesquisas nas áreas de Educação em Ciências (Educação Química, Educação em Astronomia, Ensino de Física, Ensino de Biologia), Educação Matemática, Educação Ambiental, Educação em Saúde, Educação em Computação e Tecnologias Educativas, em suas diversas abordagens como crítica, estrutural, etnográfica, fenomenológica, hermenêutica, histórica, simbólica, etc.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Consulte nossos documentos e políticas institucionais para mais informações em: https://ufpr.br/lgpd/documentos/