HÁ UMA CRISE NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA?

UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE STEM E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Geraldo Wellington Rocha Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.5380/vrpect.1.97827

Resumo

O artigo é um ensaio que analisa a possibilidade de uma crise na Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), explorando seus limites e possibilidades no contexto contemporâneo internacional. Inicialmente, revisa a evolução histórica do conceito de ACT, diferenciando-o de abordagens como a Alfabetização STEM e destacando a ausência de discussões sobre as Visões da ACT. Com base nos pressupostos teóricos de Fourez e em uma perspectiva crítica, o texto argumenta que a ACT não deve se limitar ao domínio técnico-científico, mas deve incluir reflexões éticas, políticas e sociais, capacitando os estudantes a atuarem de forma transformadora em suas comunidades. O artigo propõe, ainda, um caminho para fortalecer a ACT como uma ferramenta educacional crítica, interdisciplinar e voltada para a transformação social, alinhando-se às demandas atuais, como justiça social, democracia e ação sociopolítica. Por fim, apresenta exemplos práticos e modelos teórico-metodológicos para mobilizar a ACT como Transformação Social no contexto escolar, ressaltando sua relevância como alternativa às abordagens utilitaristas e neoliberais da Alfabetização STEM.  

Referências

AIKENHEAD, G. Expanding the research agenda for scientific literacy. In: LINDER, C.; ÖSTMAN, L.; WICKMAN, P. (ed.). Promoting Scientific Literacy: Science Education Research in Transaction. Uppsala: Geotryckeriet, 2007. p. 64–71.

ANDERSON, J. The STEM education phenomenon and its impact on school curriculum. Curriculum Perspectives, [s. l.], v. 40, n. 2, p. 217–223, 2020.

ARAGÓN, L. Assessment of the Perceptions of Pre-service Teachers towards Practical Work in the Context of Scientific-technological Literacy. HighTech and Innovation Journal, [s. l.], v. 1, n. 3, p. 121–128, 2020.

BENCZE, J. L.; BOWEN, G. M. A National Science Fair: Exhibiting Support for the Knowledge Economy. International Journal of Science Education, [s. l.], v. 31, n. 18, p. 2459–2483, 2009.

BOCHECO, O. Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS. 2011. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2011.

BYBEE, R. W. Achieving Scientific Literacy: From Purposes to Practices. 1st editioned. Portsmouth, NH: Heinemann, 1997.

BYBEE, R. W. Advancing STEM Education: A 2020 Vision. Technology and Engineering Teacher, [s. l.], v. 70, n. 1, p. 30–35, 2010.

BYBEE, R. W. Scientific Literacy, Environmental Issues, and PISA 2006: The 2008 Paul F-Brandwein Lecture. Journal of Science Education and Technology, [s. l.], v. 17, n. 6, p. 566–585, 2008.

BYBEE, R. W. The case for STEM Education: challenges and opportunities. [S. l.]: National Science Teachers Association, 2013.

BYBEE, R.; MCCRAE, B. Scientific Literacy and Student Attitudes: Perspectives from PISA 2006 science. International Journal of Science Education, [s. l.], v. 33, n. 1, p. 7–26, 2011.

COVERDALE, G. A. Soda lakes, flamingoes, and scientific literacy: student explorations of the great rift valley. Journal of Information Technology for Teacher Education, [s. l.], v. 6, n. 3, p. 303–321, 1997.

DE VRIES, M. Teaching for Scientific and Technological Literacy: An International Comparison. In: PFENNING, U.; RENN, O. (org.). Wissenschafts-und Technikbildung auf dem Prüfstand. Baden-Baden: Nomos Verlag, 2012. p. 93–110.

DEBOER, G. E. Scientific literacy: Another look at its historical and contemporary meanings and its relationship to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, [s. l.], v. 37, n. 6, p. 582–601, 2000.

DORI, Y. J.; TAL, R. T.; TSAUSHU, M. Teaching biotechnology through case studies—can we improve higher order thinking skills of nonscience majors?. Science Education, [s. l.], v. 87, n. 6, p. 767–793, 2003.

EKICI, F. T.; AYDOĞDU, M. Perceptions of Prospective Science Teachers about Science and Technology Concepts and Scientific-Technological Literacy. International Research in Education, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 169–185, 2014.

FERNANDES, G. W. R. et al. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa integrada a uma Situação de Estudo: avaliando o conhecimento científico de estudantes da educação básica a partir de uma Tecnologia Social. Investigação em Ensino de Ciências, [s. l.], v. 29, n. 2, p. 231–259, 2024.

FERNANDES, G. W. R.; FERNANDES, I. H.; SANTOS, D. L. Alfabetização Científica e Tecnológica como Transformação Social: uma reflexão para a sua promoção no ensino de ciências a partir de uma tecnologia social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], v. 26, p. 1–23, 2024.

FERNANDES, I. H.; FERNANDES, G. R.; SANTOS, D. L. Alfabetização Científica e Tecnológica Escolar como Transformação Social: uma análise a partir de uma Situação de Estudo apoiada por Tecnologia Social. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], v. 254, p. 1–25, 2025.

FOUREZ, G. Alfabetizacion Cientifica y Tecnologica: Acerca de las Finalidades de la Ensenanza de las Ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 2005.

FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências?. Investigações em Ensino de Ciências, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 109–123, 2003.

FOUREZ, G. Scientific and Technological Literacy as a Social Practice. Social Studies of Science, [s. l.], v. 27, n. 6, p. 903–936, 1997.

GUERRERO, G.; SJÖSTRÖM, J. Critical scientific and environmental literacies: a systematic and critical review. Studies in Science Education, [s. l.], v. 18, p. 1–47, 2024.

HODSON, D. Looking to the Future: Building a Curriculum for Social Activism. Rotterdam: Brill Academic Pub, 2011.

HODSON, D. Time for action: Science education for an alternative future. International Journal of Science Education, [s. l.], v. 25, n. 6, p. 645–670, 2003.

HODSON, D. Towards Scientific Literacy: A Teachers’ Guide to the History, Philosophy and Sociology of Science. Münster: Brill Academic Pub, 2008.

HOLBROOK, J.; RANNIKMAE, M. Creating Exemplary Teaching Materials To Enhance Scientific and Technological Literacy. Science Education International, [s. l.], v. 7, n. 4, p. 3–7, 1996.

HOLBROOK, J.; RANNIKMAE, M. The Nature of Science Education for Enhancing Scientific Literacy. International Journal of Science Education, [s. l.], v. 29, n. 11, p. 1347–1362, 2007.

HURD, P. D. Science Literacy: Its Meaning for American Schools. Educational Leadership, [s. l.], v. 16, n. 13–16, 1958.

HURD, P. D. Scientific literacy: New minds for a changing world. Science Education, [s. l.], v. 82, n. 3, p. 407–416, 1998.

JANE, B. L. Australian studies: A vehicle for scientific and technological literacy?. Research in Science Education, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 152–160, 1990.

JONES, M. et al. Learning contexts and visions for STEM in schools. International Journal of Science Education, [s. l.], v. 0, n. 0, p. 1–21, 2024.

KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. 12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

LAHERTO, A. An analysis of the educational significance of nanoscience and nanotechnology in scientific and technological literacy. Science Education International, [s. l.], v. 21, n. 3, p. 160–175, 2010.

LAUGKSCH, R. C. Scientific literacy: A conceptual overview. Science Education, [s. l.], v. 84, n. 1, p. 71–94, 2000.

LEDERMAN, N. G.; LEDERMAN, J. S. Is it STEM or “S & M” that We Truly Love? Journal of Science Teacher Education, [s. l.], v. 24, n. 8, p. 1237–1240, 2013.

LORENZETTI, L. A Alfabetização Científica e Tecnológica: pressupostos, promoção e avaliação na Educação em Ciências. In: MILARÉ, T. et al. (org.). Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências: Fundamentos e Práticas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021. p. 48–72.

MCCOMAS, W. F.; BURGIN, S. R. A Critique of “STEM” Education. Science & Education, [s. l.], v. 29, n. 4, p. 805–829, 2020.

MILARÉ, T. et al. Alfabetização científica e tecnológica na educação em ciências: Fundamentos e práticas. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2021.

MILARÉ, T.; RICHETTI, G. P. História e compreensões da Alfabetização Científica e Tecnológica. In: MILARÉ, T. et al. (org.). Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências: Fundamentos e Práticas. São Paulo: Livraria da Física, 2021. p. 19–45.

NAGELE, F. et al. Investigating trees as an interdisciplinary phenomenon in climate regulation: an intervention study on iSTEM education and scientific literacy in secondary schools. International Journal of Science Education, [s. l.], v. 0, n. 0, p. 1–19, 2024.

PARKINSON, E. Scientific & Technological Literacy through TechnoScience2000+: An Approach for In-Service and Preservice Training. Journal of Technology Studies, [s. l.], v. 29, n. 1, p. 26–33, 2003.

PRANATA, R. S.; SYAHRIL; MEGAHATI S., R. R. P. Stem Education in Science Learning: Systematic Literature Review. Jurnal Penelitian Pendidikan IPA, [s. l.], v. 9, n. 8, p. 424–431, 2023.

RICHETTI, G. P.; NIEZWIDA, N. R. A. Alfabetização Científica e Tecnológica e a caixa preta da dimensão Tecnológica. In: FERNANDES, G. W. R.; ALLAIN, L. R. (org.). Proposições Epistemológicas, Curriculares e Metodológicas de Grupos de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências: caminhos para a educação básica e o ensino superior. São Paulo: Livraria da Física, 2023. p. 25–40.

ROBERTS, D. A. Scientific literacy/science literacy. In: ABELL, S. K.; LEDERMAN, N. G. (ed.). Handbook of Research on Science Education. [S. l.]: Lawrence Erlbaum, 2007. p. 729–780.

ROBERTS, D. A.; BYBEE, R. W. Scientific Literacy, Science Literacy, and Science Education. In: LEDERMAN, N. G.; ABELL, S. K. (ed.). Handbook of Research on Science Education. [S. l.]: Routledge, 2014. p. 545–558.

RUDOLPH, J. L. Scientific literacy: Its real origin story and functional role in American education. Journal of Research in Science Teaching, [s. l.], v. 61, n. 3, p. 519–532, 2024.

SHEN, B. S. P. Science Literacy: Public understanding of science is becoming vitally needed in developing and industrialized countries alike. American Scientist, [s. l.], v. 63, n. 3, p. 265–268, 1975.

SILVA, F. C. et al. Ensino de Ciências como Prática Social: relações entre as normas sociais e os domínios do conhecimento. Investigações em Ensino de Ciências, [s. l.], v. 27, n. 1, p. 39–51, 2022.

SILVA, M. B. E.; SASSERON, L. H. Alfabetização Científica e Domínios do Conhecimento Científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a Transformação Social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], v. 23, n. e34674, p. 1–20, 2021.

SJÖSTRÖM, J. et al. Use of the concept of Bildung in the international science education literature, its potential, and implications for teaching and learning. Studies in Science Education, [s. l.], v. 53, n. 2, p. 165–192, 2017.

SJÖSTRÖM, J. Vision III of scientific literacy and science education: an alternative vision for science education emphasising the ethico-socio-political and relational-existential. Studies in Science Education, [s. l.], p. 1–36, 2024.

SJÖSTRÖM, J.; EILKS, I. Reconsidering Different Visions of Scientific Literacy and Science Education Based on the Concept of Bildung. In: DORI, Y. J.; MEVARECH, Z. R.; BAKER, D. R. (org.). Cognition, Metacognition, and Culture in STEM Education: Learning, Teaching and Assessment. Cham: Springer International Publishing, 2018. p. 65–88.

SU, W.-S.; CHANG, C.-Y. An Integrative Review with Word Cloud Analysis of STEM Education. Journal of Science Education and Technology, [s. l.], v. Published online, p. 1–14, 2024.

TAN, M. Nurturing scientific and technological literacy through environmental education. Journal of International Cooperation in Education, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 115–131, 2004.

TANG, K.-S.; WILLIAMS, P. J. STEM Literacy or Literacies? Examining the Empirical Basis of These Constructs. Review of Education, [s. l.], v. 7, n. 3, p. 675–697, 2019.

UNESCO. Project 2000+. International Forum on Scientific and Technological Literacy for All (Paris, France, July 5-10, 1993). Final Report. Paris (France): United Nations Educational, 1993.

VAINO, K.; HOLBROOK, J.; RANNIKMÄE, M. A Case Study Examining Change in Teacher Beliefs Through Collaborative Action Research. International Journal of Science Education, [s. l.], v. 35, n. 1, p. 1–30, 2013.

VALLADARES, L. Scientific Literacy and Social Transformation: Critical Perspectives About Science Participation and Emancipation. Science & Education, [s. l.], v. 30, n. 3, p. 557–587, 2021.

WANG, Y.; LAVONEN, J.; TIRRI, K. An assessment of how scientific literacy-related aims are actualised in the National Primary Science curricula in China and Finland. International Journal of Science Education, [s. l.], v. 41, n. 11, p. 1435–1456, 2019.

Downloads

Publicado

2025-04-26

Como Citar

Rocha Fernandes, G. W. (2025). HÁ UMA CRISE NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA? UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE STEM E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Vestigare: Revista De Pesquisas Em Educação, Ciências E Tecnologias, (1), 4–28. https://doi.org/10.5380/vrpect.1.97827

Edição

Seção

Seção A: Ensaio Acadêmico em Educação, Ciências e Tecnologias