HÁ UMA CRISE NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA?
UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE STEM E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/vrpect.1.97827Resumo
O artigo é um ensaio que analisa a possibilidade de uma crise na Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), explorando seus limites e possibilidades no contexto contemporâneo internacional. Inicialmente, revisa a evolução histórica do conceito de ACT, diferenciando-o de abordagens como a Alfabetização STEM e destacando a ausência de discussões sobre as Visões da ACT. Com base nos pressupostos teóricos de Fourez e em uma perspectiva crítica, o texto argumenta que a ACT não deve se limitar ao domínio técnico-científico, mas deve incluir reflexões éticas, políticas e sociais, capacitando os estudantes a atuarem de forma transformadora em suas comunidades. O artigo propõe, ainda, um caminho para fortalecer a ACT como uma ferramenta educacional crítica, interdisciplinar e voltada para a transformação social, alinhando-se às demandas atuais, como justiça social, democracia e ação sociopolítica. Por fim, apresenta exemplos práticos e modelos teórico-metodológicos para mobilizar a ACT como Transformação Social no contexto escolar, ressaltando sua relevância como alternativa às abordagens utilitaristas e neoliberais da Alfabetização STEM.
Referências
AIKENHEAD, G. Expanding the research agenda for scientific literacy. In: LINDER, C.; ÖSTMAN, L.; WICKMAN, P. (ed.). Promoting Scientific Literacy: Science Education Research in Transaction. Uppsala: Geotryckeriet, 2007. p. 64–71.
ANDERSON, J. The STEM education phenomenon and its impact on school curriculum. Curriculum Perspectives, [s. l.], v. 40, n. 2, p. 217–223, 2020.
ARAGÓN, L. Assessment of the Perceptions of Pre-service Teachers towards Practical Work in the Context of Scientific-technological Literacy. HighTech and Innovation Journal, [s. l.], v. 1, n. 3, p. 121–128, 2020.
BENCZE, J. L.; BOWEN, G. M. A National Science Fair: Exhibiting Support for the Knowledge Economy. International Journal of Science Education, [s. l.], v. 31, n. 18, p. 2459–2483, 2009.
BOCHECO, O. Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS. 2011. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2011.
BYBEE, R. W. Achieving Scientific Literacy: From Purposes to Practices. 1st editioned. Portsmouth, NH: Heinemann, 1997.
BYBEE, R. W. Advancing STEM Education: A 2020 Vision. Technology and Engineering Teacher, [s. l.], v. 70, n. 1, p. 30–35, 2010.
BYBEE, R. W. Scientific Literacy, Environmental Issues, and PISA 2006: The 2008 Paul F-Brandwein Lecture. Journal of Science Education and Technology, [s. l.], v. 17, n. 6, p. 566–585, 2008.
BYBEE, R. W. The case for STEM Education: challenges and opportunities. [S. l.]: National Science Teachers Association, 2013.
BYBEE, R.; MCCRAE, B. Scientific Literacy and Student Attitudes: Perspectives from PISA 2006 science. International Journal of Science Education, [s. l.], v. 33, n. 1, p. 7–26, 2011.
COVERDALE, G. A. Soda lakes, flamingoes, and scientific literacy: student explorations of the great rift valley. Journal of Information Technology for Teacher Education, [s. l.], v. 6, n. 3, p. 303–321, 1997.
DE VRIES, M. Teaching for Scientific and Technological Literacy: An International Comparison. In: PFENNING, U.; RENN, O. (org.). Wissenschafts-und Technikbildung auf dem Prüfstand. Baden-Baden: Nomos Verlag, 2012. p. 93–110.
DEBOER, G. E. Scientific literacy: Another look at its historical and contemporary meanings and its relationship to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, [s. l.], v. 37, n. 6, p. 582–601, 2000.
DORI, Y. J.; TAL, R. T.; TSAUSHU, M. Teaching biotechnology through case studies—can we improve higher order thinking skills of nonscience majors?. Science Education, [s. l.], v. 87, n. 6, p. 767–793, 2003.
EKICI, F. T.; AYDOĞDU, M. Perceptions of Prospective Science Teachers about Science and Technology Concepts and Scientific-Technological Literacy. International Research in Education, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 169–185, 2014.
FERNANDES, G. W. R. et al. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa integrada a uma Situação de Estudo: avaliando o conhecimento científico de estudantes da educação básica a partir de uma Tecnologia Social. Investigação em Ensino de Ciências, [s. l.], v. 29, n. 2, p. 231–259, 2024.
FERNANDES, G. W. R.; FERNANDES, I. H.; SANTOS, D. L. Alfabetização Científica e Tecnológica como Transformação Social: uma reflexão para a sua promoção no ensino de ciências a partir de uma tecnologia social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], v. 26, p. 1–23, 2024.
FERNANDES, I. H.; FERNANDES, G. R.; SANTOS, D. L. Alfabetização Científica e Tecnológica Escolar como Transformação Social: uma análise a partir de uma Situação de Estudo apoiada por Tecnologia Social. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], v. 254, p. 1–25, 2025.
FOUREZ, G. Alfabetizacion Cientifica y Tecnologica: Acerca de las Finalidades de la Ensenanza de las Ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 2005.
FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências?. Investigações em Ensino de Ciências, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 109–123, 2003.
FOUREZ, G. Scientific and Technological Literacy as a Social Practice. Social Studies of Science, [s. l.], v. 27, n. 6, p. 903–936, 1997.
GUERRERO, G.; SJÖSTRÖM, J. Critical scientific and environmental literacies: a systematic and critical review. Studies in Science Education, [s. l.], v. 18, p. 1–47, 2024.
HODSON, D. Looking to the Future: Building a Curriculum for Social Activism. Rotterdam: Brill Academic Pub, 2011.
HODSON, D. Time for action: Science education for an alternative future. International Journal of Science Education, [s. l.], v. 25, n. 6, p. 645–670, 2003.
HODSON, D. Towards Scientific Literacy: A Teachers’ Guide to the History, Philosophy and Sociology of Science. Münster: Brill Academic Pub, 2008.
HOLBROOK, J.; RANNIKMAE, M. Creating Exemplary Teaching Materials To Enhance Scientific and Technological Literacy. Science Education International, [s. l.], v. 7, n. 4, p. 3–7, 1996.
HOLBROOK, J.; RANNIKMAE, M. The Nature of Science Education for Enhancing Scientific Literacy. International Journal of Science Education, [s. l.], v. 29, n. 11, p. 1347–1362, 2007.
HURD, P. D. Science Literacy: Its Meaning for American Schools. Educational Leadership, [s. l.], v. 16, n. 13–16, 1958.
HURD, P. D. Scientific literacy: New minds for a changing world. Science Education, [s. l.], v. 82, n. 3, p. 407–416, 1998.
JANE, B. L. Australian studies: A vehicle for scientific and technological literacy?. Research in Science Education, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 152–160, 1990.
JONES, M. et al. Learning contexts and visions for STEM in schools. International Journal of Science Education, [s. l.], v. 0, n. 0, p. 1–21, 2024.
KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. 12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
LAHERTO, A. An analysis of the educational significance of nanoscience and nanotechnology in scientific and technological literacy. Science Education International, [s. l.], v. 21, n. 3, p. 160–175, 2010.
LAUGKSCH, R. C. Scientific literacy: A conceptual overview. Science Education, [s. l.], v. 84, n. 1, p. 71–94, 2000.
LEDERMAN, N. G.; LEDERMAN, J. S. Is it STEM or “S & M” that We Truly Love? Journal of Science Teacher Education, [s. l.], v. 24, n. 8, p. 1237–1240, 2013.
LORENZETTI, L. A Alfabetização Científica e Tecnológica: pressupostos, promoção e avaliação na Educação em Ciências. In: MILARÉ, T. et al. (org.). Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências: Fundamentos e Práticas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021. p. 48–72.
MCCOMAS, W. F.; BURGIN, S. R. A Critique of “STEM” Education. Science & Education, [s. l.], v. 29, n. 4, p. 805–829, 2020.
MILARÉ, T. et al. Alfabetização científica e tecnológica na educação em ciências: Fundamentos e práticas. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2021.
MILARÉ, T.; RICHETTI, G. P. História e compreensões da Alfabetização Científica e Tecnológica. In: MILARÉ, T. et al. (org.). Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências: Fundamentos e Práticas. São Paulo: Livraria da Física, 2021. p. 19–45.
NAGELE, F. et al. Investigating trees as an interdisciplinary phenomenon in climate regulation: an intervention study on iSTEM education and scientific literacy in secondary schools. International Journal of Science Education, [s. l.], v. 0, n. 0, p. 1–19, 2024.
PARKINSON, E. Scientific & Technological Literacy through TechnoScience2000+: An Approach for In-Service and Preservice Training. Journal of Technology Studies, [s. l.], v. 29, n. 1, p. 26–33, 2003.
PRANATA, R. S.; SYAHRIL; MEGAHATI S., R. R. P. Stem Education in Science Learning: Systematic Literature Review. Jurnal Penelitian Pendidikan IPA, [s. l.], v. 9, n. 8, p. 424–431, 2023.
RICHETTI, G. P.; NIEZWIDA, N. R. A. Alfabetização Científica e Tecnológica e a caixa preta da dimensão Tecnológica. In: FERNANDES, G. W. R.; ALLAIN, L. R. (org.). Proposições Epistemológicas, Curriculares e Metodológicas de Grupos de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências: caminhos para a educação básica e o ensino superior. São Paulo: Livraria da Física, 2023. p. 25–40.
ROBERTS, D. A. Scientific literacy/science literacy. In: ABELL, S. K.; LEDERMAN, N. G. (ed.). Handbook of Research on Science Education. [S. l.]: Lawrence Erlbaum, 2007. p. 729–780.
ROBERTS, D. A.; BYBEE, R. W. Scientific Literacy, Science Literacy, and Science Education. In: LEDERMAN, N. G.; ABELL, S. K. (ed.). Handbook of Research on Science Education. [S. l.]: Routledge, 2014. p. 545–558.
RUDOLPH, J. L. Scientific literacy: Its real origin story and functional role in American education. Journal of Research in Science Teaching, [s. l.], v. 61, n. 3, p. 519–532, 2024.
SHEN, B. S. P. Science Literacy: Public understanding of science is becoming vitally needed in developing and industrialized countries alike. American Scientist, [s. l.], v. 63, n. 3, p. 265–268, 1975.
SILVA, F. C. et al. Ensino de Ciências como Prática Social: relações entre as normas sociais e os domínios do conhecimento. Investigações em Ensino de Ciências, [s. l.], v. 27, n. 1, p. 39–51, 2022.
SILVA, M. B. E.; SASSERON, L. H. Alfabetização Científica e Domínios do Conhecimento Científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a Transformação Social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], v. 23, n. e34674, p. 1–20, 2021.
SJÖSTRÖM, J. et al. Use of the concept of Bildung in the international science education literature, its potential, and implications for teaching and learning. Studies in Science Education, [s. l.], v. 53, n. 2, p. 165–192, 2017.
SJÖSTRÖM, J. Vision III of scientific literacy and science education: an alternative vision for science education emphasising the ethico-socio-political and relational-existential. Studies in Science Education, [s. l.], p. 1–36, 2024.
SJÖSTRÖM, J.; EILKS, I. Reconsidering Different Visions of Scientific Literacy and Science Education Based on the Concept of Bildung. In: DORI, Y. J.; MEVARECH, Z. R.; BAKER, D. R. (org.). Cognition, Metacognition, and Culture in STEM Education: Learning, Teaching and Assessment. Cham: Springer International Publishing, 2018. p. 65–88.
SU, W.-S.; CHANG, C.-Y. An Integrative Review with Word Cloud Analysis of STEM Education. Journal of Science Education and Technology, [s. l.], v. Published online, p. 1–14, 2024.
TAN, M. Nurturing scientific and technological literacy through environmental education. Journal of International Cooperation in Education, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 115–131, 2004.
TANG, K.-S.; WILLIAMS, P. J. STEM Literacy or Literacies? Examining the Empirical Basis of These Constructs. Review of Education, [s. l.], v. 7, n. 3, p. 675–697, 2019.
UNESCO. Project 2000+. International Forum on Scientific and Technological Literacy for All (Paris, France, July 5-10, 1993). Final Report. Paris (France): United Nations Educational, 1993.
VAINO, K.; HOLBROOK, J.; RANNIKMÄE, M. A Case Study Examining Change in Teacher Beliefs Through Collaborative Action Research. International Journal of Science Education, [s. l.], v. 35, n. 1, p. 1–30, 2013.
VALLADARES, L. Scientific Literacy and Social Transformation: Critical Perspectives About Science Participation and Emancipation. Science & Education, [s. l.], v. 30, n. 3, p. 557–587, 2021.
WANG, Y.; LAVONEN, J.; TIRRI, K. An assessment of how scientific literacy-related aims are actualised in the National Primary Science curricula in China and Finland. International Journal of Science Education, [s. l.], v. 41, n. 11, p. 1435–1456, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Geraldo Wellington Rocha Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite [..];
- Autores têm autorização para para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e em outras obras como capítulo de livro, com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na revista;
- Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.
