Universidade como empreendedora de criativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v11i1.90440

Palavras-chave:

Grupo Unis, Varginha, Ensino Superior, Economia Criativa, Classe Criativa

Resumo

O que a lógica econômica neoliberal aplicada a fenômenos como a expansão e a privatização do ensino superior no Brasil revela sobre o trabalho criativo? O presente estudo discute o mercado do ensino superior a partir da atuação do grupo educacional que detém o maior número de matrículas nesse nível de ensino na cidade de Varginha MG. A partir do entendimento de criativo como um dispositivo que pode capturar gestos e condutas, o objetivo do trabalho foi verificar como uma instituição de ensino superior privada tem se apropriado do dispositivo criativo para empreender no mercado. Para o estudo de caso do grupo Unis, desenvolve-se interlocução com trabalhos acadêmicos oriundos ou que repercutem a atuação da organização e, soma-se a isso, análise de seu portal de internet para colher material acerca de seus posicionamentos. Os resultados evidenciam que o aluno-cliente no mercado do ensino superior privado tem no criativo um dispositivo que o encanta, prometendo o desenvolvimento de seu potencial, sendo um empreendedor. Mas antes de se tornar empreendedor, o aluno-cliente é empreendido pelas instituições de ensino superior privadas, cada vez mais preocupadas com métricas estritamente financeiras.

Biografia do Autor

Wender Reis Ramos, Universidade Federal de Alfenas Unifal MG

Pedagogo, mestre em Gestão Pública e Sociedade  pela Universidade Federal de Alfenas - Unifal MG

Downloads

Publicado

2025-01-31

Como Citar

Ramos, W. R. (2025). Universidade como empreendedora de criativos. Sociologias Plurais, 11(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v11i1.90440