Militarização e milicianização da Segurança Pública no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v9i1.89608Palavras-chave:
Segurança Pública, Militarização, Polícia Militar, Forças Armadas, MilicianizaçãoResumo
O presente artigo pretende argumentar que há uma nova tendência da militarização da segurança pública no Brasil. A militarização da segurança e a policialização das forças armadas fazem com que estas instituições percam sua especificidade constitucional. Trata-se de uma continuidade da ditadura de 1964- 1985 em que ocorreu a politização dessas instituições. O artigo argumenta, a partir de uma revisão bibliográfica e do debate público, que o eixo deste processo se encontra na violência policial, na ausência de accountability das polícias e na maior presença de grupos paramilitares organizados nas periferias urbanas. No caso específico do Rio de Janeiro, observa-se que a militarização se coaduna com o processo de milicianização da segurança pública. Esta milicianização se potencializa em larga escala a partir da segunda metade dos anos 1990, no Rio de Janeiro. Assim sendo, pretende-se discutir no contexto da tomada do poder pela extrema-direita no Brasil, esta “milicianização” das polícias militares, mas também, da segurança pública no Rio de Janeiro. Por fim, argumenta-se que há uma rotinização do estado de exceção, segundo inspiração teórica de Giorgio Agamben.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.