O neoliberalismo e as relações raciais: o não-lugar do racismo estrutural nos editoriais sobre a morte de George Floyd
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i3.82258Palavras-chave:
Racismo estrutural, Mídia, Neoliberalismo, George FloydResumo
O racismo figura como um elemento estrutural nas sociedades capitalistas, no entanto, o tema ainda é debatido como conjunto de ações individuais ou práticas institucionais. A morte de George Floyd reacendeu o debate racial de uma forma inédita, colocando o tema em evidência em grande parte da mídia mundial. Com a notoriedade, se abriu uma janela de oportunidade para colocar em pauta o racismo estrutural. Com o objetivo de verificar como o tema foi tratado pela mídia e se houve menções a este caráter totalizante, foram analisados trinta e quatro artigos de opinião do jornal Folha de São Paulo, cobrindo o período posterior ao assassinato, até o dia do funeral em Houston, Texas. Foi possível evidenciar que são poucos artigos que tratam do caráter estrutural do racismo, sendo que o termo é obliterado pela maioria dos autores. O neoliberalismo e sua ideologia baseada na igualdade de condições entre os indivíduos é um forte limitador do entendimento do caráter estrutural do racismo que contribui com a manutenção de privilégios de uma classe em detrimento de outra. Os resultados mostram que há uma dificuldade em abordar o termo, pois admitir a sua existência implica em aceitar o aspecto segregacionista de uma sociedade que beneficia os brancos, não simplesmente excluindo um grande contingente de negros e negras, mas se beneficiando desta exclusão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João Fernando de Lima Parra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.

