A atualidade política do capital familiar: perspectivas etnográficas a partir de um município fluminense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v11i1.87763

Palavras-chave:

política local, capital familiar, representações da política, recursos sociais

Resumo

O presente artigo é uma versão revisitada e atualizada de discussões realizadas na tese de doutoramento intitulada: Tem gente que só procura a gente na hora da dor”: ajuda na saúde e produção de capital político. O retorno ao texto original e aos dados etnográficos, oportuniza refletir as contradições do universo da política a partir de outras chaves de leitura que possibilitam alargar a compreensão sobre certas representações e escolhas no âmbito da política local, refletindo sobre a relação entre o capital político familiar e o acionamento de outros recursos sociais e simbólicos que atualizam as estratégias familiares, viabilizando a reprodução desses clãs familiares na política ao longo das gerações. 

Biografia do Autor

Gilmara Gomes da Silva Sarmento

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade/UFRRJ. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Fronteiras - UFRR. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar Estudos de Fronteira (GEIFRON/UFRR) e pesquisadora colaboradora do NuAP (Núcleo de Antropologia da Política - MN/UFRJ).

Downloads

Publicado

2025-01-31

Como Citar

Sarmento, G. G. da S. (2025). A atualidade política do capital familiar: perspectivas etnográficas a partir de um município fluminense. Sociologias Plurais, 11(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v11i1.87763