O todo e as partes – a forma ensaio e seu significado sociológico no pensamento de Georg Simmel e Walter Benjamin

Autores

  • Wanderson Barbosa dos Santos UnB

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i3.82254

Palavras-chave:

Ensaio, Constelação, Georg Simmel, Walter Benjamin, Norbert Elias

Resumo

Este artigo aborda sociologicamente a questão da forma ensaística nas obras de Georg Simmel e Walter Benjamin e seu papel para a interpretação do moderno. Em Simmel o ensaio incorpora a dinâmica dualista de sua sociologia, em razão de propor no confronto do duplo-olhar, um movimento entre interioridade e exterioridade. Benjamin propõe uma apresentação filosófica que se dedique ao movimento das ideias. Nesse sentido, se posiciona de forma crítica às tentativas da ciência organizada em cristalizar o conhecimento no estatuto da fórmula. Da plasticidade da forma ensaística, sublinha-se as afinidades eletivas da forma do ensaio como meio de exposição de pensadores como Simmel, Benjamin, Siegfried Kracauer e Norbert Elias. O conceito que congrega os autores mencionados é o de constelação. A constelação indica uma linhagem intelectual que herda do pensamento simmeliano um procedimento adotado em investigações socio-filosóficas sobre a modernidade.

Biografia do Autor

Wanderson Barbosa dos Santos, UnB

Sociólogo e doutorando pela Universidade de Brasília (UnB). Tem como campo de pesquisa temas como: sociologia dos intelectuais, história das ideias, teoria crítica da sociedade e sociologia da arte.

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Santos, W. B. dos. (2021). O todo e as partes – a forma ensaio e seu significado sociológico no pensamento de Georg Simmel e Walter Benjamin. Sociologias Plurais, 7(3). https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i3.82254

Edição

Seção

Artigos