O desolador cenário migratório do Triângulo Norte da América Central: limites e perspectivas no âmbito humanitário
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v6i1.71448Palavras-chave:
Auxílio humanitário, Proteção, Refugiados, Triângulo Norte da América CentralResumo
O presente estudo propõe uma análise sobre a denominada caravana de migrantes, originária do Triângulo Norte da América Central, composto por El Salvador, Honduras e Guatemala, que testemunha uma das maiores crises humanitárias do século XXI. Os fluxos migratórios, sobretudo de menores desacompanhados, caracterizam-se por deslocados forçados, devendo ser reconhecidos como refugiados e não migrantes econômicos, como vem ocorrendo na prática nas fronteiras de destino, pelo México. O objeto de estudo se utilizará do referencial teórico do sociólogo Manuel Castells para pensar a influência dos sistemas de redes interligados que geram o processo de violência que acomete ao TNAC, e do filósofo Giorgio Agamben, na medida em que as vidas dos nacionais dos países em análise se encontram desprovidos de proteção e direitos. A modalidade de pesquisa é o estudo qualitativo, por meio da técnica de análise documental nacional e internacional, especialmente artigos de periódicos internacionais especializados sobre o tema. Evidencia-se que não há consenso sobre as bases políticas relacionadas à migração dos países de destino, altamente restritivas e punitivas, o que agrava a crise humanitária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Joseane Mariéle Schuck Pinto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.

