Do contato aos dias atuais: sete décadas de notícias sobre os Xetá da Serrados Dourados
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i1.68223Palavras-chave:
Xetá, Representação, Jornalismo.Resumo
Neste trabalho pretendo apresentar um estudo sobre as representações que se construíram sobre os índios Xetá, povo tupido noroeste do Paraná, na imprensa escrita. Com o recorte temporal compreendido desde a efetivação do contato do Estado com os Xetá (em meados da década de 1940) até os dias atuais, a pesquisa teve por objetivo identificar e analisar as imagens produzidas sobre o grupo em jornais e revistas, e mais recentemente, na internet, que ao todo, somam 65 publicações. A partir da articulação feita entre a leitura deste material e os dados obtidos sobre o grupo através de fontes etnográficas e históricas, foi possível analisar as transformações pelas quais tais imagens passaram ao longo de sete décadas. O resultado obtido apresentase subdivido em três partes que correspondem a momentos distintos em que os Xetá foram representados como “índios selvagens sobreviventes da idade-da-pedra”, “índios aculturados sobreviventes do extermínio” e, mais recentemente, como “índios ressurgidos”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Gian Carlo Teixeira Leite

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.

