ENTREVISTA VÂNIA PENHA-LOPES
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v2i1.64781Palabras clave:
Vânia Penha-LopesResumen
A Sociologias Plurais entrevistou a professora Vânia Penha-Lopes que aceitou conversar conosco enquanto ministrava o mini curso RELAÇÕES RACIAIS COMPARADAS: BRASIL E EUA, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PGSOCIO/UFPR); Núcleo de Estudos de Gênero (NEG/UFPR); Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFPR); Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR) e o Instituto de Estudos Avançado de Mobilidade Social. Vânia Penha-Lopes, Ph.D., é professora titular de Sociologia no Bloomfield College, em Nova Jérsei, EUA e, desde 2010, codiretora do Seminário do Brasil na Universidade Columbia, em Nova Iorque, também é membro do comitê executivo da Brazilian Studies Association-BRASA. É doutora em Sociologia pela Universidade de Nova Iorque (1999), com pós-doutorado em Ciências Sociais do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). É também mestra em Sociologia (1991) e em Antropologia (1987), ambos pela Universidade de Nova Iorque, e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982, com distinção acadêmica). A Professora Doutora Vânia é congressista e palestrante na América do Norte, América do Sul e Europa e é autora de vários artigos, em inglês e português, sobre relações raciais no Brasil e nos Estados Unidos, ações afirmativas comparadas, família e masculinidades. Durante sua passagem pelo Brasil em 2013, Vânia Penha-Lopes lançou o livro “Pioneiros: Cotistas na Universidade Brasileira” pela Paco Editorial.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.