FITNESS E WELLNESS: AS GRANDES NARRATIVAS DE GESTÃO BIOPOLÍTICA DOS CORPOS NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v2i2.70898Keywords:
ciborgue, fitness, transumanismo, wellness.Abstract
A Organização Mundial da Saúde, como órgão gestor da biopolítica na atualidade, desenvolve um padrão de corpo que, por meio dos discursos da mídia, da medicina, da nutrição e da educação física é levado ao conhecimento dos indivíduos formatado em padronizações de práticas corporais corretas e incorretas. O objetivo deste artigo é, nesse sentido, problematizar a construção social do corpo na contemporaneidade por meio da investigação sociológica em academias de ginástica. A hipótese aqui defendida é a de que a conjugação entre os discursos da mídia, da OMS e das disciplinas da saúde faz parte de um processo mais amplo, em que se delineia uma transição paradigmática do corpo orgânico para o corpo ciborgue nos termos de Haraway (2009). A partir da pesquisa empírica em três academias de ginástica da cidade de São Carlos-SP e de entrevistas livres e de trajetórias de vida com alguns dos seus frequentadores, observamos que a hipótese aqui apresentada se mostra, de fato, em vias de desenvolvimento, uma vez que o discurso da manutenção da saúde e da superação dos limites do corpo orgânico por meio de exercícios, ingestão de fármacos, dietas e utilização de próteses está cada vez mais presente no cotidiano dos sujeitos.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.