Processo de enobrecimento urbano e a trialética espacial bourdieusiana
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v10i2.96321Resumo
O trabalho procura investigar o processo de enobrecimento urbano que ocorre na “Nova Prochet”, região enobrecida situada na cidade de Londrina-PR. Tem como matriz teórica as concepções de Pierre Bourdieu, sobretudo a da trialética espacial, sintetizada por Loic Wacquant, para a análise relacional entre os espaços físico, social e simbólico. O objetivo é compreender a articulação entre o poder público, as construtoras no processo de verticalização e o estilo de vida que se configura no bairro. Os resultados parciais da pesquisa indicam a dinâmica de (re)enobrecimento do espaço urbano, caracterizada pela apropriação espacial por meio de um estilo de vida distintivo e pela convergência de habitus similares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.