Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a difusão da visão de mundo empresarial

Autores

  • Camila Ferreira Alves
  • Meire Mathias

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v10i2.96313

Resumo

O Movimento Brasil Competitivo (MBC) é uma organização política brasileira formada por líderes empresariais e governamentais. A maioria do Movimento é composta pelos representantes empresariais, responsáveis pela direção política da organização. A partir de seu estatuto, o MBC define como principal objetivo atuar na formulação de políticas direcionadas para o aumento da competitividade da economia brasileira. Com base nessas considerações, analisamos o MBC como um aparelho privado de hegemonia, categoria analítica desenvolvida por Antonio Gramsci, que designa a função de formular, organizar e difundir o consenso em torno da visão de mundo que atende aos interesses específicos da classe que representa. Para investigar esse processo, selecionamos e analisamos o conteúdo das matérias de capa das nove edições da revista Brasil+, publicadas semestralmente entre 2016 e 2020 pelo MBC, a partir da delimitação de conceitos-chave relacionados aos valores que norteiam o Movimento como as noções de público e privado, técnica e tecnologia, neutralidade e ideologias, para compreender como ocorre a atuação do MBC na formulação, organização e difusão de uma visão de mundo empresarial, na construção do consenso em torno de suas propostas políticas e como elas se relacionam, de forma mais geral, à construção do consenso neoliberal.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Ferreira Alves, C., & Mathias, M. (2024). Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a difusão da visão de mundo empresarial. Sociologias Plurais, 10(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v10i2.96313