Necropsicopolítica: os impactos sensoriais da violência racial midiatizada em espectadores negros
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v10i2.96301Resumo
Qual o impacto de cenas de violência racial midiatizada, como o assassinato de George Floyd, nas pessoas negras espectadoras? A partir de uma experiência como espectador de uma cena de violência racial midiatizada, cunhei o conceito de necropsicopolítica, a união entre a política da produção da morte de pessoas negras e o poder estético violento que tais imagens geram nos espectadores negros. Por meio de entrevistas em profundidade com pessoas negras, objetivo extrair dados subjetivos e averiguar a aplicabilidade empírica da necropsicopolítica. Através da redução sociológica e do niger sum de Guerreiro Ramos, realizo uma sociologia negra mediante a reflexão sociológica que parte das experiências negras compartilhadas, evidenciando minha experiência como um sujeito sociológico negro, juntamente com as experiências das pessoas entrevistadas. A sociologia visual é utilizada como método, somada à redução sociológica / niger sum, para analisar criticamente a experiência visualizada dos sujeitos em questão. Os resultados obtidos demonstram a aplicabilidade da necropsicopolítica, evidenciando uma triangulação potencialmente traumática para espectadores negros entre o corpo material vítima da necropolítica e a experiência visual corporalizada do espectador negro atravessado pelo poder estético da midiatização da violência antinegra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo de Jesus Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.

