Fenômeno religioso em Maranguape-CE: uma análise a partir da realidade educacional no município
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v9i1.89593Palavras-chave:
Sociologia fenomenológica, Religião, Maranguape, Educação, Modernização.Resumo
O presente artigo discute sobre o fenômeno religioso no contexto educacional do município de Maranguape (CE), além de tratar da relação entre modernização e mudanças na forma como as religiosidades se expressam na cena pública. Diante das transformações ocorridas em uma tradicional escola da cidade, observou-se a flexibilização do discurso religioso diante do novo cenário, o que não significou o desaparecimento da religiosidade na vida escolar. Busca refletir sobre a sedimentação religiosa por meio da tradição e seu aspecto passageiro, analisar a educação como uma ferramenta de modernização e considerar os signos como importantes elementos para a rememoração das tradições. Para tanto, este artigo endossa a possibilidade de uso da sociologia fenomenológica como ferramenta de análise da conduta de indivíduos religiosos em contextos de modernização das estruturas sociais, apontando para a pluralização das feições religiosas e suas representações na vivência escolar como uma consequência das mudanças observadas no município.
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