O ensino de Sociologia no Brasil: estudo sobre a produção acadêmica do Grupo de Trabalho “Ensino de Ciências Sociais” da ANPOCS entre 2020 e 2021
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v8i2.87028Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, ANPOCS, Grupos de TrabalhoResumo
O artigo discute como o ensino de Sociologia tem sido abordado nos Grupos de Trabalho (GTs) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Ao analisarmos as publicações acadêmicas contidas nas edições dos Encontros da ANPOCS, constatamos que as discussões em torno do ensino de Sociologia são marcadas por ausências no decorrer de suas edições. É no biênio de 2020 e 2021 que as reflexões acerca do ensino de Sociologia ocorrem de maneira mais enfática, período que elegemos como recorte para apreciação. O período escolhido para análise reflete o cenário da última década do século XXI, no qual o ensino de Sociologia entra em cena como disciplina obrigatória em 2008 no ensino médio, e prestes a completar dez anos de implementação, é retirado do currículo escolar como disciplina em 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.