O ensino de Sociologia no Brasil: estudo sobre a produção acadêmica do Grupo de Trabalho “Ensino de Ciências Sociais” da ANPOCS entre 2020 e 2021

Autores

  • Joziane de Azevedo Cruz UFGD

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v8i2.87028

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, ANPOCS, Grupos de Trabalho

Resumo

O artigo discute como o ensino de Sociologia tem sido abordado nos Grupos de Trabalho (GTs) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Ao analisarmos as publicações acadêmicas contidas nas edições dos Encontros da ANPOCS, constatamos que as discussões em torno do ensino de Sociologia são marcadas por ausências no decorrer de suas edições. É no biênio de 2020 e 2021 que as reflexões acerca do ensino de Sociologia ocorrem de maneira mais enfática, período que elegemos como recorte para apreciação. O período escolhido para análise reflete o cenário da última década do século XXI, no qual o ensino de Sociologia entra em cena como disciplina obrigatória em 2008 no ensino médio, e prestes a completar dez anos de implementação, é retirado do currículo escolar como disciplina em 2017.

Biografia do Autor

Joziane de Azevedo Cruz, UFGD

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Grande Dourados. O artigo consiste em um trabalho final do curso (TFC) de especialização em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/UFMS, sob a orientação da prof.a. Dra Wanderlice da Silva Assis.

Downloads

Publicado

2022-07-31

Como Citar

Cruz, J. de A. (2022). O ensino de Sociologia no Brasil: estudo sobre a produção acadêmica do Grupo de Trabalho “Ensino de Ciências Sociais” da ANPOCS entre 2020 e 2021. Sociologias Plurais, 8(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v8i2.87028

Edição

Seção

Espaço Graduação