Políticas públicas de direito à alimentação no sistema prisional do Rio de Janeiro em tempos de Covid-19

Autores

  • Marilha Gabriela Reverendo Garau UFF
  • Joyce Abreu de Lira UFF
  • Vanessa Kopke UFF

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v8i2.87019

Palavras-chave:

Alimentos sociais, Direito à alimentação, Políticas Públicas, Cárcere, Covid-19.

Resumo

Fruto de uma abordagem qualitativa com base em pesquisa de campo, o presente artigo tem por objetivo analisar e evidenciar a lacuna existente entre o direito fundamental à alimentação e a consolidação das políticas públicas de direito à alimentação em unidades prisionais do Estado do Rio de Janeiro no cenário de pandemia da Covid-19. Partindo da problemática da suspensão das visitas no sistema prisional carioca, o trabalho irá apresentar a relação que envolve Estado, apenado e familiar em tempos de dita normalidade. As entrevistas realizadas com apenados, familiares e profissionais vinculados às instituições prisionais permitem refletir sobre o direito à alimentação no período antes e durante a Covid-19. A análise evidencia que a relação Estado versus família extrapola o princípio da individualização da pena, passando para o familiar parte do ônus da alimentação dos apenados. Apesar das mais diversas normativas voltadas para a regulação do direito à alimentação, as entrevistas revelam que o Estado é precário naquilo que se refere à implementação de políticas públicas de acesso à alimentação nas unidades prisionais, de modo que parcela de tal obrigação é compartilhada com os familiares dos apenados. Resta evidente a importância destes atores na subsistência dos presos, sobretudo no contexto de pandemia, já que houve reflexos no que se refere ao fornecimento de alimentos a partir da suspensão das visitas nas unidades penitenciárias.

Biografia do Autor

Marilha Gabriela Reverendo Garau, UFF

Pesquisadora de Pós-doutorado vinculada ao Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF).

Joyce Abreu de Lira, UFF

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Direitos, Instituições e Negócios da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Direito Constitucional pelo Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Vanessa Kopke, UFF

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Justiça Administrativa da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2022-07-31

Como Citar

Garau, M. G. R., Lira, J. A. de, & Kopke, V. (2022). Políticas públicas de direito à alimentação no sistema prisional do Rio de Janeiro em tempos de Covid-19. Sociologias Plurais, 8(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v8i2.87019

Edição

Seção

Artigos