“Empreender para alcançar o mundo”?! A reforma do Ensino Médio e o Ensino Técnico Integral
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v8i2.87015Palavras-chave:
Ensino Médio, Empreendedorismo, Educação, NeoliberalismoResumo
O presente artigo apresenta análises acerca da reforma do Ensino Médio Técnico Integral, em especial a implementação do curso de empreendedorismo, sob o olhar dos discentes de uma escola estadual do Estado do Rio de Janeiro, sendo, portanto, um estudo de caso. Os instrumentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram: a revisão da literatura sobre o assunto, a observação participante do ambiente escolar e as entrevistas semiestruturadas junto aos discentes matriculados. Para a revisão bibliográfica foi levado em consideração a conjuntura política em que a reforma foi aprovada, bem como as demandas do capitalismo e a lógica neoliberal, a partir das contribuições de Foucault (2008) e Harvey (2008). A coleta dos dados possibilitou verificar, o perfil socioeconômico dos jovens, seu ponto de vista sobre o novo modelo implementado e as perspectivas futuras com a conclusão do Ensino Médio. Constatou-se as influências da internalização do neoliberalismo na formação dos discentes com base nos estudos de Dardot e Laval (2016). Assim, este estudo se insere no campo da Sociologia da Educação e visa contribuir para uma reflexão sobre os desafios do Ensino Médio, no que se refere à sua intencionalidade, se tecnicista ou propedêutica, no contexto do mundo do trabalho e as dominações de classe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.