Conceitos fundamentais para leitura do campo esportivo pela perspectiva teórica bourdieusiana

Autores

  • Igor Alexandre Silva Bueno UFPR
  • Wanderley Marchi Júnior UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v6i1.71447

Palavras-chave:

Esporte, Teoria dos Campos, Pierre Bourdieu, Campo esportivo

Resumo

O esporte é um dos fenômenos socioculturais que mais se transforma na sociedade atual. Suas mudanças ocorrem em processo contínuo e estão atreladas diretamente à sociedade em que se insere. Por essa razão, compreender o lugar das atividades esportivas contribui de forma significativa para uma possível interpretação da realidade social, visto que elas abrangem vários setores como a saúde, educação, o mundo dos negócios, entre outros. Nesse sentido, o propósito deste artigo – apoiado pela CAPES – é apresentar, mediante a pesquisa bibliográfica, os principais conceitos bourdieusianos para análise e interpretação do campo esportivo contemporâneo. Destacamos que essa é uma dentre muitas possíveis leituras teóricas das manifestações esportivas. Entretanto, percebemos que a perspectiva analítica de Pierre Bourdieu preconiza uma forma particular de entender o esporte em sua totalidade e polissemia de significados.

Biografia do Autor

Igor Alexandre Silva Bueno, UFPR

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador das temáticas relacionadas à Sociologia do Esporte.

Wanderley Marchi Júnior, UFPR

Professor titular da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

Bueno, I. A. S., & Júnior, W. M. (2020). Conceitos fundamentais para leitura do campo esportivo pela perspectiva teórica bourdieusiana. Sociologias Plurais, 6(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v6i1.71447

Edição

Seção

Artigos