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Implementação do Plano Nacional do Livro Didático: docentes de Sociologia e os usos do Livro Didático no Nordeste brasileiro

Laís Celis Merissi

Resumo


Este artigo apresenta uma análise preliminar, resultado de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, que tem por objetivo investigar de que maneira docentes de Sociologia vem implementando o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no Ensino Médio. O universo da pesquisa é composto por docentes da Educação Básica vinculados ao Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO), recorte de natureza metodológica que viabilizou a coleta de dados em uma ampla diversidade territorial e permitiu reunir informações sobre formação docente em Sociologia e os usos do Livro Didático. Neste trabalho, analisamos dados sobre a Região Nordeste do país, coletados por meio de aplicação virtual de questionário. Foram analisados trinta e três questionários que seguem indicando: a) os docentes assumem importante função no processo de implementação do PNLD, participando da escolha da obra e recorrendo à utilização do material com frequência e b) os docentes tem o Livro Didático de Sociologia como principal apoio à suas atividades de planejamento, aspecto que demanda mais apuradas investigações.

Palavras-chave


Livro Didático; Sociologia; PNLD

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/sclplr.v5i2.71025

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