Dinâmicas migratórias e internacionalização do ensino superior

Autores

  • Fernando Lajus Araujo

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i1.68222

Palavras-chave:

Migração, Migração estudantil, Internacionalização, PEC-G.

Resumo

O artigo debate os fluxos migratórios contemporâneos e a sua relação com a internacionalização do Ensino Superior, colocando em cena o caso dos estudantes congoleses na Universidade Federal do Paraná. Discute-se, para tanto, o que se entende por internacionalização e seu papel na elaboração de políticas para a Educação Universitária; os programas que fazem parte desse processo no contexto brasileiro e, mais especificamente, na UFPR, como o PEC-G e o PROVAR; se apresentam os resultados de pesquisa qualitativa realizada junto aos estudantes congoleses e as considerações sobre os impactos que este processo tem tanto para a universidade quanto para as dinâmicas migratórias mais amplas, materializadas nos casos de refugiados e apátridas, por exemplo. Percebe-se que a internacionalização do Ensino Superior perpassa as estratégias migratórias daqueles em processo de deslocamento espacial, ainda que de forma desigual dentro de um cenário internacional desigual.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Lajus Araujo, F. (2019). Dinâmicas migratórias e internacionalização do ensino superior. Sociologias Plurais, 5(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i1.68222

Edição

Seção

Prêmio Florestan Fernandes