A (des)valorização intelectual do estudante da EJA

Autores

  • Géssica Gaspar Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i1.68206

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Desvalorização intelectual, Desigualdade social

Resumo

Este estudo apresenta uma discussão sobre as relações de autoestima do estudante da Educação de Jovens e Adultos, numa perspectiva de desvalorização intelectual, sobre um contexto sócio-histórico desigual. Resultado da pesquisa em campo numa escola da rede municipal de Curitiba no ano de 2018 movida pela disciplina de Estágio em Docência no Ensino Fundamental do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná. Desta forma, visa perceber o perfil do estudante da EJA enquanto um sujeito excluído socialmente do espaço escolar, e que decide, numa prática de liberação retornar à escola. Por conseguinte, convidar a/o leitora/o à reflexão sobre a desvalorização intelectual discente nas suas relações com a leitura e escrita. E neste sentido, compreender como a valorização destes estudantes dialoga com a ética docente e sua prática escolar.

Biografia do Autor

Géssica Gaspar, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Gaspar, G. (2019). A (des)valorização intelectual do estudante da EJA. Sociologias Plurais, 5(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i1.68206

Edição

Seção

Espaço Graduação