A abordagem narrativa como recurso avaliativo de políticas públicas

Autores

  • Raul da Fonseca Silva Thé
  • João Bosco Feitosa dos Santos Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i1.68203

Palavras-chave:

Abordagem narrativa, Metodologia, Avaliação, Microcrédito

Resumo

Este artigo busca apresentar como uma abordagem das ciências sociais e, especialmente, da sociologia, ampla em seu escopo e que prima pela narratividade dos sujeitos inseridos em determinados contextos, pode ser utilizada como metodologia de avaliação de políticas públicas. Para tanto, é exposta de forma resumida a utilização desta abordagem em uma pesquisa sobre uma política de microcrédito, o programa Crediamigo. Por fim se ressaltam os indicativos da abordagem narrativa na prática da avaliação, em seus limites e possibilidades, bem como o que auxiliou a desvendar da citada política e as evidências produzidas para possíveis reformulaç

Biografia do Autor

Raul da Fonseca Silva Thé

Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

João Bosco Feitosa dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (2008) e Professor permanente da Universidade Estadual do Ceará–UECE, no Programa de Pósgraduação em Soiologia–PPGS

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Thé, R. da F. S., & Santos, J. B. F. dos. (2019). A abordagem narrativa como recurso avaliativo de políticas públicas. Sociologias Plurais, 5(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v5i1.68203

Edição

Seção

Artigos