OS "ARTISTAS DA SEDUÇÃO": ENTRE MÉTODOS E TÉCNICAS, UMA MASCULINIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v2i2e.64809Palavras-chave:
Masculinidade, Identidade, Comunidade virtualResumo
Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa em andamento, onde se investiga a construção da identidade masculina de homens heterossexuais participantes de um site, um fórum virtual. Autointitulado comunidade, o fórum seria um espaço onde esses homens aprenderiam métodos e técnicas para a sedução de mulheres, e se tornariam assim “artistas da sedução”. Através de uma metodologia de pesquisa qualitativa, foi realizada uma etnografia virtual analisando os ditos métodos e técnicas de sedução, bem como a recepção desses pelos participantes do fórum. A isso se articulou a fundamentação teórica do trabalho, que parte das categorias de gênero e masculinidade enquanto construções sociais, e do viés pós-moderno e pósestruturalista sobre as identidades(de gênero). Os resultados revelaram haver um padrão de comportamento generificado que é reproduzido naqueles métodos e técnicas, e dotando assim o “artista da sedução” de uma masculinidade particular invocativa de marcas como distinção, naturalidade e liderança. Deste modo, se alcança a reflexão sobre a representação de uma certa identidade masculina nos dias presentes, e se evidencia a importância de dirigir o olhar sociológico para questões de gênero expressas em mídias digitais e espaços virtuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.