DETERMINANTES DO SUCESSO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE SUCESSO ESCOLAR EM CONTEXTOS DE DESVANTAGEM SOCIAL

Autores

  • Vanessa Gomes de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v2i1.64758

Palavras-chave:

Sucesso. Educação, Desigualdade, Posição social

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os possíveis determinantes do sucesso escolar entre os indivíduos em posição social de desvantagem. A posição social tornou-se um importante indicador nas pesquisas em sociologia da educação a partir dos anos sessenta, quando diversos estudos nos Estados Unidos e Europa revelaram incontestáveis associações estatísticas entre os níveis de acesso à escola  e os grupos sociais (BARBOSA, 2009). Assim, busca-se confrontar os argumentos das teorias do capital humano, teorias reprodutivistas, teorias neoweberianas e pesquisas empíricas realizadas no Brasil sobre as desigualdades perante o ensino, em relação as possibilidades de sucesso escolar em contextos de desvantagem social.

Biografia do Autor

Vanessa Gomes de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Ciências Sociais, no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora – PPGCSO/UFJF

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Publicado

2014-02-01

Como Citar

Castro, V. G. de. (2014). DETERMINANTES DO SUCESSO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE SUCESSO ESCOLAR EM CONTEXTOS DE DESVANTAGEM SOCIAL. Sociologias Plurais, 2(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v2i1.64758

Edição

Seção

Artigos