Open Journal Systems

DETERMINANTES DO SUCESSO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE SUCESSO ESCOLAR EM CONTEXTOS DE DESVANTAGEM SOCIAL

Vanessa Gomes de Castro

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir sobre os possíveis determinantes do sucesso escolar entre os indivíduos em posição social de desvantagem. A posição social tornou-se um importante indicador nas pesquisas em sociologia da educação a partir dos anos sessenta, quando diversos estudos nos Estados Unidos e Europa revelaram incontestáveis associações estatísticas entre os níveis de acesso à escola  e os grupos sociais (BARBOSA, 2009). Assim, busca-se confrontar os argumentos das teorias do capital humano, teorias reprodutivistas, teorias neoweberianas e pesquisas empíricas realizadas no Brasil sobre as desigualdades perante o ensino, em relação as possibilidades de sucesso escolar em contextos de desvantagem social.


Palavras-chave


Sucesso. Educação; Desigualdade; Posição social

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/sclplr.v2i1.64758

Apontamentos

  • Não há apontamentos.