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MERCADORIZAÇÃO DO FUTEBOL NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO

Luiz Demétrio Janz Laibida

Resumo


Este artigo pretende demonstrar a mercadorização do futebol advinda da intensificação do processo de globalização. Assim como a globalização pode ser considerada um processo dual, tanto com benefícios quanto com malefícios, as transformações no futebol seguem a mesma lógica: por um lado avanços estruturais e o insurgimento do poderoso marketing esportivo e por outro uma certa “eletização” do esporte. Os clubes do mundo todo investindo cada vez mais em marketing e a mídia fervorosa pelo retorno protagonizado por esse espetáculo. O futebol paranaense não está livre do modelo global. Os clubes locais também têm procurado investidores multinacionais e modelos de marketing bem sucedidos, inovando em busca de uma evolução nesse campo global. A metodologia utilizada na construção desse trabalho é significativamente qualitativa bibliográfica. Emprega-se ainda a pesquisa de campo para o relato de dados mais imediatos em relação aos clubes de futebol de Curitiba.

Palavras-chave


Futebol. Globalização. Marketing.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64750

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