MERCADORIZAÇÃO DO FUTEBOL NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64750Palavras-chave:
Futebol. Globalização. Marketing.Resumo
Este artigo pretende demonstrar a mercadorização do futebol advinda da intensificação do processo de globalização. Assim como a globalização pode ser considerada um processo dual, tanto com benefícios quanto com malefícios, as transformações no futebol seguem a mesma lógica: por um lado avanços estruturais e o insurgimento do poderoso marketing esportivo e por outro uma certa “eletização” do esporte. Os clubes do mundo todo investindo cada vez mais em marketing e a mídia fervorosa pelo retorno protagonizado por esse espetáculo. O futebol paranaense não está livre do modelo global. Os clubes locais também têm procurado investidores multinacionais e modelos de marketing bem sucedidos, inovando em busca de uma evolução nesse campo global. A metodologia utilizada na construção desse trabalho é significativamente qualitativa bibliográfica. Emprega-se ainda a pesquisa de campo para o relato de dados mais imediatos em relação aos clubes de futebol de Curitiba.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.