MERCADORIZAÇÃO DO FUTEBOL NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO

Autores

  • Luiz Demétrio Janz Laibida

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64750

Palavras-chave:

Futebol. Globalização. Marketing.

Resumo

Este artigo pretende demonstrar a mercadorização do futebol advinda da intensificação do processo de globalização. Assim como a globalização pode ser considerada um processo dual, tanto com benefícios quanto com malefícios, as transformações no futebol seguem a mesma lógica: por um lado avanços estruturais e o insurgimento do poderoso marketing esportivo e por outro uma certa “eletização” do esporte. Os clubes do mundo todo investindo cada vez mais em marketing e a mídia fervorosa pelo retorno protagonizado por esse espetáculo. O futebol paranaense não está livre do modelo global. Os clubes locais também têm procurado investidores multinacionais e modelos de marketing bem sucedidos, inovando em busca de uma evolução nesse campo global. A metodologia utilizada na construção desse trabalho é significativamente qualitativa bibliográfica. Emprega-se ainda a pesquisa de campo para o relato de dados mais imediatos em relação aos clubes de futebol de Curitiba.

Biografia do Autor

Luiz Demétrio Janz Laibida

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais, Mestre em Sociologia e Doutorando em Sociologia, todos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2013-08-01

Como Citar

Demétrio Janz Laibida, L. (2013). MERCADORIZAÇÃO DO FUTEBOL NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO. Sociologias Plurais, 1(2). https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64750

Edição

Seção

Artigos