CULTURA, SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E PERSPECTIVAS DO CORPO DIGITAL NO CIBERESPAÇO: SIGNIFICAÇÕES INTERDISCIPLINARES

Autores

  • Eduardo Fofonca Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i1.64720

Palavras-chave:

Cultura, Sociedade Contemporânea, Corpo Digital, Tecnologias, Interdisciplinaridade

Resumo

O artigo objetiva discutir as perspectivas do corpo e suas inter-relações no ciberespaço – em conexões e significações atualizadas na cultura e sociedade contemporânea, caracterizando uma análise da onipresença do corpo nas representações, interações e pluralidades das relações que são estabelecidas, sobretudo, no meio digital. Diante disso, busca-se por meio de um referencial teórico interdisciplinar, considerar mecanismos que apontam o corpo como produtor de sentidos, demonstrando um contraponto às novas tecnologias digitais para se pensar o corpo digital na cultura contemporânea em múltiplas interfaces: na expressão dos sentimentos de amor e das relações de cibersexualidade através das interações homem/máquina, nas caracterizações e nas representações da pós-modernidade.

Biografia do Autor

Eduardo Fofonca, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo e mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Bolsista do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Coordenador Pedagógico Regional da Editora Positivo, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-02-01

Como Citar

Fofonca, E. (2013). CULTURA, SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E PERSPECTIVAS DO CORPO DIGITAL NO CIBERESPAÇO: SIGNIFICAÇÕES INTERDISCIPLINARES. Sociologias Plurais, 1(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v1i1.64720

Edição

Seção

Artigos