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A INCLUSÃO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO ENSINO TÉCNICO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

André Galindo da Costa, Juliana Tavares Pereira Cardoso, Daniel Bruno da Silva

Resumo


Este trabalho apresenta o relato da experiência de um projeto pedagógico de participação política aplicado aos alunos da Escola Estadual Técnica Marinês Teodoro de Freitas Almeida, no município de Novo Horizonte (SP). No sentido de complementar a carga curricular dos alunos do ensino profissionalizante e gerar competências e habilidades de participação, debate e decisão, cumprindo premissas legais e éticas, a escola desenvolveu um projeto de Hora Atividade Especifica (HAE) com o nome de “Participação Social nos Gastos Públicos de Novo Horizonte”. Tal artigo não tem como preocupação maior a demonstração de resultados inovadores de caráter científico, mas pretende mostrar a partir de uma experiência específica de aplicação de conceitos teóricos e práticas metodológicas, os potenciais e limites do desenvolvimento da formação cidadã e democrática, complementando a formação profi ssional dos cursos técnicos desta instituição pública de ensino profissionalizante.

Palavras-chave


Ensino técnico. Participação política. Projetos pedagógicos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/sclplr.v1i2.64710

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