As performances criadas por inteligência artificial: o reflexo dos algoritmos na ressurreição digital

Autores

  • Marcos Wachowicz GEDAI/UFPR
  • Gustavo Fortunato D’Amico GEDAI/UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rrddis.v2i3.93482

Palavras-chave:

Ressurreição digital, deepfake, direito autoral, inteligência artificial, propriedade intelectual.

Resumo

O presente artigo busca compreender como a utilização da tecnologia de deepfake influência nos projetos de ressurreição digital. Esses projetos permitem inserir digitalmente atores já falecidos em obras novas. O deepfake consiste em um processo de inteligência artificial em que a máquina consegue combinar materiais para criar obras novas. A combinação entre as duas tecnologias pode ser vista na exposição Dalí Lives, onde o artista foi digitalmente recriado para interagir com os visitantes do museu. Para isso, utiliza-se como método de estudo, referências bibliográficas de caráter multidisciplinar, legislativas e jurisprudenciais, no Brasil e nos Estados Unidos. Serão apresentados os conceitos de ambas as tecnologias. Em seguida, será discutido, como funciona os direitos dos intérpretes e como ficam nas situações envolvendo as deepfakes. Por fim, será analisado como tem sido discutida a titularidade das obras intelectuais criadas por aplicações de inteligência artificial. Conclui-se que no Brasil, a lei não prevê esses tipos de situações, deixando a titularidade nesse material aberta para discussões, evidenciando a necessidade de uma adequação legislativa para dirimir eventuais conflitos que poderão advir da implementação dessas tecnologias no país.

Biografia do Autor

Marcos Wachowicz, GEDAI/UFPR

Professor de Direito da Universidade Federal do Paraná/Brasil. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná- UFPR. Mestre em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa-PORTUGAL. Coordenador do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial - GEDAI / UFPR. Professor da Cátedra de Propriedade Intelectual no Institute for Information, Telecommunication and Media Law – ITM da Universidade de Münster - ALEMANHA. Docente do curso políticas públicas y propiedad intelectual do Programa de Mestrado em Propriedade Intelectual na modalidade à distância na Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais - FLACSO/ARGENTINA.

Gustavo Fortunato D’Amico, GEDAI/UFPR

Advogado. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT/UFPR. Pós-graduado em Propriedade Intelectual e Comércio Eletrônico pela Universidade Positivo, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Curitiba. Certificado no curso CopyrightX promovido pela Harvard Law School. Pesquisador Sênior no Grupo de Estudos e Direitos Autorais e Industriais (GEDAI/UFPR). Autor do livro “Ressurreição Digital: aspectos jurídicos e repercussões” e organizador da obra “O Direito e a Ressurreição Digital”.

Referências

ASCENSÃO, José de Oliveira. Direito Autoral. 2. ed., ref e ampl, Rio de Janeiro: Renovar, 1997.

BEARD¸ Joseph J.. Casting call at forest lawn: The digital resurrection of the deceased entertainers – a 21st century challenge for intellectual property law. Berkeley Technology Law Journal, Volume 8, 1ª ed. Berkeley: University of California, 1993.

BITTAR, Carlos Alberto. Direito de autor. 4ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008

BRASIL, Lei 9.610/98, de 19 de fevereiro de 1998, Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de fev. de 1997, p. 03.

COELHO, Fabio Ulhoa. Curso de direito civil: direito das coisas e direito autoral, Volume 04, 3ªed. São Paulo: Saraiva, 2010. D’AMICO. G.F. Ressurreição digital e direito de imagem: um estudo sobre a reconstrução digital póstuma de Peter Cushing. In: CONGRESSO DE DIREITO DE AUTOR E INTERESSE PÚBLICO, XI, 2017, Curitiba. Anais do XI Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. Curitiba: GEDAI, 2017. p. 115-140.

DEVARAPALLI, Pratap. Machine learning to machine owning: redefining the copyright ownership from the perspective of Australian, US, UK and EU law. European Intellectual Property Review, London, v. 40, n. 11, p. 722-728, Dez. 2018. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3293518. Acesso em: 17 jun. 2020.

FONTEIN, Meaghan. Digital ressurections necessitate federal post-mortem publicity rights. 99 Journal of Patent & Trademark Office Society. Virginia: The Journal of the Patent and Trademark Office Society, 2017. p. 481-489.

FOREMAN, Alison. Salvador Dalí deepfake brings legendary surrealist to life at Florida Museum. Mashable. 11 de mai. de 2019. Disponível em: https://mashable.com/article/salvador-dali-deepfake/. Acesso em: 17 jun. 2020.

FRAGOSO¸ João Henrique da Rocha. Direito Autoral: Da antiguidade à internet. 1ª ed. São Paulo: Quartier Latin, 2009.

GUADAMUZ, Andrés. Do Androids Dream of Electric Copyright? Comparative Analysis of Originality in Artificial Intelligence Generated Works. Intellectual Property Quarterly, 2017 (2). Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=2981304, 2017. Acesso em: 17 jun. 2020.

GUERRASIO, Jason. 64 years after James Dean’s death, the actor will star in a new movie. Some in Hollywood are horrified but the advances in visual effects could make it commonplace. Business Insider. 11 de nov. de 2019. Disponível em: https://www.businessinsider.com/james-dean-posthumous-casting-in-new-movie-through-visual-effects-2019-11. Acesso em: 17 jun. 2020.

HARIDY, Rich. An AI-generated Salvador Dalí is alive and taking selfies in a Florida museum. New Atlas. 13 de mai. de 2019. Disponível em: https://newatlas.com/salvador-dali-ai-generated-computer-museum-exhibition/59641/. Acesso em: 17 jun. 2020.

HENDERSON, Laurie. Protecting a celebrity’s legacy: Living in California or New York becomes the deciding factor. Journal of Business, Entrepreneurship and the Law Volume 3, 1ª ed, Malibu: Pepperdine University School of Law, 2009.

HRISTOV, Kalin. Artificial intelligence and the copyright dilemma. IDEA: The IP Law Review. New Hampshire, v. 57, n. 3, p. 431-454, Mai. 2017. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2976428. Acesso em: 17 jun. 2020.

ITZKOFF, Dave. How ‘Rogue One’ brought back Familiar Faces. New York Times, 27 de dez. de 2016, Disponível em: https://www.nytimes.com/2016/12/27/movies/how-rogue-one-brought-back-grand-moff-tarkin.html?mcubz=3. Acesso em: 17 jun. 2020.

LEE, Demi. Deepfake Salvador Dalí takes selfies with museum visitors. The Verge. 10 de mai. de 2019. Disponível em: https://www.theverge.com/2019/5/10/18540953/salvador-dali-lives-deepfake-museum. Acesso em: 17 jun. 2020.

LI, Hao. Technical Perspective: Photorealistic Facial Digitization and Manipulation. Communications of the ACM, New York, v.62, n. 1, p. 95, Jan. 2019. DOI. 10.1145/3292037. Disponível em: https://cacm.acm.org/magazines/2019/1/233532-technical-perspective-photorealistic-facial-digitization-and-manipulation/fulltext. Acesso em: 17 jun. 2020.

ÖHMAN, Carl. Introducing the pervert’s dilemma: a contribution to the critique of Deepfake Pornography. Ethics and Information Technology, Heidelberg, v. 22, n.2, p. 133–140, Nov 2019. https://doi.org/10.1007/s10676-019-09522-1. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10676-019-09522-1. Acesso em: 17 jun. 2020.

POLLO, Luiza. Inteligência Artificial ganha copyright na China. Máquina pode ser autora? TAB. 24 de jan. de 2020. Disponível em: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2020/01/24/inteligencia-artificial-ganha-copyright-na-china-mas-maquina-e-autora.htm. Acesso em: 17 jun. 2020.

THE DALI. Dalí Lives: Museum Brings Artist Back to Life with AI. Saint Petesburg. 2019. Disponível em: https://thedali.org/press-room/dali-lives-museum-brings-artists-back-to-life-with-ai/. Acesso em: 24 jun. 2020

THE DALI MUSEUM, Behind the Scenes: Dali Lives. 8 de mai. de 2019. (04m14s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BIDaxl4xqJ4&t=12s. Acesso em: 17 jun. 2020.

SARKAR, Samit. Rogue One filmmakers explain how they digitally recreated two characters. Polygon, publicado em 27 de dezembro de 2016. Disponível em: https://www.polygon.com/2016/12/27/14092060/rogue-one-star-wars-grand-moff-tarkin-princess-leia. Acesso em: 13 set. 2017.

SCHIRRU, Luca. Direito Autoral e Inteligência Artificial: autoria e titularidade nos produtos de IA. Orientador: Allan Rocha de Souza. 2020. Tese (Doutorado) – Programa de PósGraduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

WACHOWICZ, Marcos; GONÇALVES, Lukas Reuthes. Inteligência Aritificial e Criatividade: novos conceitos na propriedade intelectual. Curitiba: GEDAI. 2019.

WESTERLUND, Mika. The Emergence of Deepfake Technology: A Review. Technology Innovation Management Review. Ottawa, v. 9, n. 11, p. 39-52, Nov. 2019. DOI. http://doi.org/10.22215/timreview/1282. Disponível em: https://timreview.ca/article/1282#:~:text=Novel%20digital%20technologies%20make%20it,between%20real%20and%20fake%20media.&text=The%20study%20provides%20a%20comprehensive,media%20forgeries%20and%20fake%20news. Acesso em: 17 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Wachowicz, M., & D’Amico, G. F. (2023). As performances criadas por inteligência artificial: o reflexo dos algoritmos na ressurreição digital. Revista Rede De Direito Digital, Intelectual & Sociedade, 2(3), 17–37. https://doi.org/10.5380/rrddis.v2i3.93482

Edição

Seção

Parte I - Direito Autoral e Sociedade Informacional