Questões sensíveis ao direito autoral: antigos fundamentos e novos conceitos

Autores

  • Ângela Kretschmann

DOI:

https://doi.org/10.5380/rrddis.v1i1.93456

Palavras-chave:

propriedade intelectual, auto-ria, originalidade, transformação criativa.

Resumo

O artigo parte do pressuposto de que, sendo o direito histórico, antigas legislações costumam representar a vida dos povos. Em relação ao di-reito autoral, entretanto, questiona-se até que ponto a legislação autoral representa a história real da autoria e do direito autoral, ou como, eventualmente, sua história pode ter sido mani-pulada por interesses vencedores, que calcaram a fundamentação teórica em uma falácia.

Biografia do Autor

Ângela Kretschmann

É pós-doutora pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster, Alemanha (ITM). Professora Pesquisadora Sênior da Universidade de Brasília – UnB. Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). É mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Advogada no escritório http://www.kre.adv.br. É integrante da Associação Brasileira de Agentes da Propriedade In-dustrial (ABAPI). É integrante da ABPI (Associação Brasileira de Propriedade Intelec-tual), realizando perícias judiciais na área do Direito da Propriedade Intelectual. Foi Coordenadora do Curso de Direito do Cesuca (2009-2014). Foi Diretora de Pesquisa do CESUCA (2014-2016). Integra o Quadro de Árbitros da Câmara de Arbitragem da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (CArb-ABPI), do Centro de Solução de Disputas em Propriedade Intelectual (CSD-PI, da ABPI). Foi professora da Unisi-nos, lecionando a disciplina de Direito de Propriedade Intelectual (EAD) e Direito e Tecnologia da Informação, do Curso de Segurança da Informação, entre 1992 e 2016. Foi professora no Curso de Especialização em Direito, Mercado e Economia, e tam-bém da Especialização em Propriedade Intelectual, da PUCRS. Integrou a Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional RS (2004-2006), e a Comissão de Propriedade Intelectual (CEPI) da OAB/RS, de 2006 até 2016.

Referências

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

_______. Responsabilidade e julgamento. Trad. Rosaura Einchenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

ASCENSÃO, Direito de autor sem autor e sem obra. p. 88. Disponível em: https://www.gedai.com.br/wp-content/uploads/2019/02/ASCENS%C3%83O-J.--Oliveira.-Direito-de-Autor-sem-Autor-e-Sem-Obra-2.pdf

BOYLE, James. The public domain: enclosing the commons of the mind. Yale University Press, 2008.

JAHN, Robert; DUNNE, Brenda. Consciousness and the Source of Reality. ICRL Press, Princeton, New Jersey, 2011.

FISHER, William. Theories in Intellectual Property. s.d. Publicado origi-nalmente em 1999. Disponível em: https://cyber.harvard.edu/people/tfisher/ip-theory.pdf. Acesso em: 14 abr. 2017. p. 1-2.

HARDIN, Garret. The tragedy of the Commons. Science, 13 Dec 1968: v. 162, issue 3859, p. 1243-1248. Disponível em:http://science.sciencemag.org/con-tent/162/3859/1243.full. Acesso em: 23 out. 2017.

KRETSCHMANN, Ângela. Feudalismo no direito autoral: um mal necessário? In: SI-MÃO, José Fernando; BELTRÃO, Silvio Romero. (Org.). Direito Civil: Estudos em Homenagem a José de Oliveira Ascensão. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2015, v. 1, p. 169-189.

KRETSCHMANN, Ângela; ROCHA FILHO, João Bernardes da. Universos pa-ralelos para um paradigma cansado: a criação intelectual. XII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. 2018, p. 639-695. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334398559_Universos_paralelos_para_um_paradigma_cansado_a_criacao_intelectual

KUHLEN, Rainer; Peter Naumann, Tradutor. A ifnormação é um bem público ou privado? Uma perspectiva global, também para as bibliotecas. REVISTA JU-RÍDICA DO CESUCA, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 89 a 107, jun. 2013. Disponível em: http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/revistajuridica/article/view/377, acesso em 15 ago. 2017.

LANDES, William M.; POSNER, Richard A. An Economic Analysis of Copyright Law. The Journal of Legal Studies, v. 18, n. 2, jun/1989. p. 325-363. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/24101229_An_Economic_Analy-sis_of_Copyright_Law/download acesso em 08/12/2017.

LANDES, William M.; POSNER, Richard. An economic analysis of copyright law. IN WITTMAN, Donald A. Economic analysis of the law: selected readings. Blackwell: Oxford, 2003.

PFISTER, Laurent. Author and work in the French Print Privileges System: Some Milestones. In: DEAZLEY, Ronan; KRETSCHMER, Martin; BENTLY, Lionel. Priv-ilege and Property: Essays on the History of Copyright. Open Book Publishers: Cambridge: 2010, p.130.

PECORARI, Diane. Academic Writing and Plagiarism: A Linguistic Analysis. Continuum: London, 2010, p. 1.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Kretschmann, Ângela. (2023). Questões sensíveis ao direito autoral: antigos fundamentos e novos conceitos. Revista Rede De Direito Digital, Intelectual & Sociedade, 1(1), 361–372. https://doi.org/10.5380/rrddis.v1i1.93456

Edição

Seção

Parte IV - Estudos de caso, jurisprudência e legislação