NFT 2.0: blockchains, mercado fonográfico e distribuição direta de direitos autorais
DOI:
https://doi.org/10.5380/rrddis.v1i1.93453Palavras-chave:
direitos autorais, blockchain, nft, smart contracts.Resumo
Registros de direitos autorais de forma aberta, em blockchains públicas, permitem o mapea-mento de recursos culturais abertos e a cria-ção do domínio público positivo, bem como o desenvolvimento de aplicações ou serviços de interesse para criadores e usuários de músicas que permitam a distribuição direta de royalties, como uma base aberta de NFTs, por exemplo. Um NFT é uma informação registrada em uma blockchain. Caso tal informação esteja associa-da a um emissor que se qualifique como de-tentor de direitos autorais, este pode oferecer para terceiros condições de utilização de suas obras ou fonogramas que constituam verdadei-ras cessões de direitos ou licenças de uso, por meio de contratos eletrônicos (smart contracts). Tal estrutura jurídica torna possível, portanto, os “NFT 2.0”, ou seja, a distribuição direta de royalties, utilizando tokens não-fungíveis sobre uma camada de atribuição de direitos com base em smart contracts. O presente artigo oferece breve descrição da es-trutura jurídica do mercado musical, com seus principais ativos e formas de contratação, bem como uma análise perfunctória da blockchain, dos smart contracts e outros conceitos tecnológi-cos necessários para a tokenização de obras e fo-nogramas como meio de distribuição direta de royalties, propondo finalmente a adoção de um paradigma de acesso aberto para o tratamento dos dados e informações de obras e fonogramas.
Referências
ALPAYDIN, Ethem. Introduction to machine learning. 3rd ed. Cambridge, MA: The MIT Press; 2014.
ANTONOPOULOS, Andreas. Mastering Bitcoin: Unlocking Digital Cryptocur-rencies. O’Reilly Media: 2014.
ARMSTRONG, Stephen. Move over Bitcoin, the blockchain is only just ge-tting started. Wired. 07/11/2016. Disponível em: https://web.archive.org/web/20161108130946/http://www.wired.co.uk/article/unlock-the-blockchain. Acesso em: 01 ago. 2020
BERNAL, P. Data gathering, surveillance and human rights: recasting the deba-te. Journal of Cyber Policy1 (2) 243-264. 2016.
BODÓ, Balázs. GERVAIS, Daniel. QUINTAIS, João Pedro. Blockchain and smart contracts: the missing link in copyright licensing?, International Journal of Law and Information Technology, Volume 26, Issue 4, Winter 2018, Pages 311–336. Disponível em: https://doi.org/10.1093/ijlit/eay014. Acesso em: em 01 ago. 2020
BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 20 ed. São Paulo: Ma-lheiros, 2007.
BUCKLAND, M. K. Information as thing. Journal of the American Society for Information Science (JASIS), [S.l.], v.45, n.5, p.351-360, 1991.
CATALINI, Christian; GAMS, Joshua S. Some Simple Economics of the Blo-ckchain. (PDF). S2CID 46904163. SSRN 2874598. Disponível em: doi:10.2139/ssrn.2874598 em 01 ago. 2020
CHAVES, Antônio. Direitos Autorais na Radiodifusão (Rádio e TV).v.284. Rio de Janeiro: Revista Forense. 1993.
COYLE, Karen. Descriptive Metadata for Copyright Status. Disponível em: https://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/download/1282/1202. Acesso em: em: 01 ago. 2020
DOCTOROW. Cory. The Machine Without the Factory: An Interview with Cory Doctorow. Disponível em: https://brookfieldinstitute.ca/the-machine-wi-thout-the-factory-an-interview-with-cory-doctorow/. Acesso em: 01 ago. 2020.
DOLATA, U. The Music Industry and the Internet: A Decade of Disruptive and Uncontrolled Sectoral Change, SOI Discussion Paper 2011-02, University of Stuttgart, Department of Organizational Sociology and Innovation Studies, Institute for Social Sciences.
DREDGE, S. Why is the music industry battling YouTube and what happens next?. Guardian, 20/05/2016. Disponível em: https://www.theguardian.com/te-chnology/2016/may/20/music-industry-battling-google-youtube-what-happens--next. Acesso em: 01 ago. 2020
ELBERSE, A. Blockbusters: Why Big Hits –and Big Risks –are the Future of the Entertainment Business. London: Faber and Faber. 2013.
FARREL, Nick. ITunes threatens music industry more than piracy. Dis-ponível em: http://news.techeye.net/internet/itunes-threatens-music-industry--more-than-piracy. Acesso em: 15 jan.020
FREITAS, Cinthia de Almeia. Comentários ao autor.
FRITH, S. Music for Pleasure: Essays in the Sociology of PopCambridge: Polity Press. 1998.
GERVAIS, D. MARCUSO, K. KILGORE, L. The Rise of 360 Deals in the Music Industry Landslide 3 (4) pp 1-6. 2011
GIORGETTI VALENTE, Mariana. Reconstrução do Debate Legislativo so-bre Direito Autoral no Brasil: os anos 1989-1998 / Mariana Giorgetti Valente; orientador José Eduardo Campos de Oliveira Faria – São Paulo, 2018.
GOMES, Eduardo José dos Santos de Ferreira. Vedação à Cessão de Direitos Autorais: Uma Abordagem Constitucionalista. p. 297 e seguintes. Salvador / Lisboa: UFBA, 2018
GONÇALVES, Maria Eduarda. Direito da Informação. Coimbra: Almedina, 2003
HARDJONO, Thomas, et al. Towards an Open and Scalable Music Metadata Layer. Cornell University, 2019. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1911.08278. Acesso em: 20 abr. 2021
IBM. Blockchain use cases. Disponível em: https://www.ibm.com/blockchain/use-cases/.Acesso em: 01 ago. 2020.
IFPI Global Music Report 2019. Acesso em: https://www.ifpi.org/news/IFPI-GLO-BAL-MUSIC-REPORT-2019. Acesso em: 15 jan. 2020.
INGHAM, Tim. New Music Drops Every Minute. But Back-Catalogs Are Dri-ving the Industry’s Transformation. Rolling Stone, 08/09/2020. Disponível em: https://www.rollingstone.com/pro/features/music-catalogs-value-keeps-rising--could-it-change-the-face-of-the-entire-industry-1056229/. Acesso em: 20 set. 2020.
JAMES, Febin J. Popular Use Cases of Blockchain Technology You Need to Know. Disponível em: https://medium.com/hackernoon/popular-use-cases-of--blockchain-technology-you-need-to-know-df4e1905d373. Acesso em: 01 ago. 2020
MARSHALL, L. Let’s keep music special. F-Spotify: on-demand streaming and the controversy over artist royalties. Creative Industries Journal8 (2): 177-189. 2015.
MEHRABI, Ninareh; MORSTATTER, Fred; SAXENA, Nripsuta; LERMAN, Kris-tina; GALSTYAN, Aram. A Survey on Bias and Fairness in Machine Lear-ning. Disponível em: arXiv:1908.09635. Acesso em: 01 ago. 2020MOSCO, V. To The Cloud: Big Data in a Turbulent World, Paradigm Publishers, Boulder Colorado. 2014.
NAKAMOTO, Satoshi. Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System. Disponí-vel em: https://bitcoin.org/bitcoin.pdf. Acesso em: 01 ago. 2020.
NARAYANAN, A. et al. Bitcoin and Cryptocurrency Technologies: A Com-prehensive Introduction (Princeton University Press 2016)
NASH, Ed. How Steve Jobs Saved the Music Industry. The Wall Street Jour-nal. 21/10/11. Disponível em 01 ago. 2014 em http://online.wsj.com/news/arti-cles/SB10001424052970204002304576629463753783594.
NEGUS, Keith. From creator to data: the post-record music industry and the digital conglomerates. Media, Culture and Society, 41(3), pp. 367-384. ISSN 0163-4437, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que qualquer texto apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na RRDDIS - Revista Rede de Direito Digital, Intelectual & Sociedade. A Revista RRDDIS desde a sua primeira publicação, licencia todos os textos sob a Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista;
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL Os autores que publicam na Revista RRDDIS concordam com os seguintes termos: – os autores mantêm os direitos autorais e transferem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista; – os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista; – qualquer pessoa é livre para compartilhar (copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte ou formato) e para adaptar (remixar, transformar e criar a partir do trabalho) para qualquer fim, mesmo que comercial, devendo todavia, em qualquer caso, dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas no trabalho original, nos termos da Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR e respeitados a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e outros normativos vigentes.
