Open Journal Systems

O direito fundamental à água e sua intrincada satisfação no Direito colombiano

Carlos Bernal Pulido

Resumo


O objetivo deste artigo é determinar se a jurisprudência da Corte Constitucional colombiana acerca do caráter fundamental do direito à água e do dever de satisfazê-lo atribuído aos prestadores desse serviço é plausível. A estratégia para alcançar esse objetivo é uma análise da Sentença T-740 de 2011. Esta Sentença desafia a tendência presente no Direito Comparado que diminui a proteção dos direitos sociais, em razão do esforço dos juízes em levar a cabo uma harmonização entre os direitos sociais protegidos pela Constituição e os princípios reitores da globalização neoliberal. A jurisprudência constitucional colombiana não somente afirma o caráter fundamental do direito à água, como também atribui aos prestadores desse serviço, e não ao Estado, o dever de satisfazê-lo. Essa atribuição implica o fortalecimento dos direitos sociais frente às liberdades econômicas dos agentes do mercado que prestam o serviço de água.

Palavras-chave


direito à água; direitos sociais; proporcionalidade; liberdades econômicas; direito fundamental

Texto completo:

PDF

Referências


ALEXY, Robert. La institucionalización de los derechos humanos en el Estado Constitucional Democrático. Derechos y libertades, núm. 8, 2000.

ALEXY, Robert. Teoría de los derechos fundamentales. 2 ed. Madrid: Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, 2008.

BERNAL, Carlos. El concepto de servicio público en el orden jurídico colombiano. Letras Jurídicas, vol. 10, n. 1, 2005.

BERNAL, Carlos. El derecho de los derechos. Bogotá: Universidad Externado de Colombia, 2005.

BERNAL, Carlos. El principio de proporcionalidad y los derechos fundamentales. 3 ed. Madrid: Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, 2007.

ORTIZ, G. Ariño. Principios de Derecho Público Económico. Granada: Comares, 1999.

ORTS, F. Hurtado. La iniciativa pública local en la actividad económica. Madrid: Civitas, 1994.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rinc.v2i1.43101

Apontamentos

  • Não há apontamentos.