O atendimento à infância rio-grandina como medida de segurança à população da cidade (1900 a 1980) / The rio-grandina health care as a safety measure to the city population (1900-1980)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i9.67796

Palavras-chave:

Atendimento, infância, medida de segurança / Care, Childhood, Safety measure

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa que procurou analisar as práticas de atendimento às crianças de zero a três anos que constituíram possibilidades para a emergência da creche em Rio Grande/RS. O presente artigo foi desenvolvido a partir de aproximações com os estudos foucaultianos e visou analisar como o atendimento extradomiciliar destinado à pequena infância foi sendo configurado como uma medida de intervenção para minimizar riscos sociais. O estudo realiza análise documental de quatro instituições rio-grandinas, delineadas no século XX. No decorrer da análise, destaca os fios de proveniência que se configuraram como condições de possibilidade para a emergência das creches em Rio Grande, enquanto espaços pedagógicos, educadores, formadores de condutas e subjetividades infantis.

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This work is the result of a research that sought to analyze the practices of care to children from zero to three years that were possibilities for the emergence of day care in Rio Grande / RS. The present article was developed based on approximations with the Foucaultian studies and aimed to analyze how the extradomiciliar care destined to the small childhood was being configured as an intervention measure to minimize social risks. The study carries out documentary analysis of four rio-grandine institutions, outlined in the twentieth century. In the course of the analysis, it highlights the threads of provenance that were configured as conditions of possibility for the emergence of day care centers in Rio Grande, as pedagogical spaces, educators, trainers of conducts and children's subjectivities.

Biografia do Autor

Juliana Diniz Gutierres Borges, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2013) e mestrado em Educação pela mesma Universidade (2015). Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua como professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Rio Grande/RS. Tem experiência de docência no Ensino Superior, como professora auxiliar do Instituto de Educação/FURG (2016-2018), professora e tutora nos cursos de Pedagogia e História-Licenciatura EaD/FURG (2014-2017). É integrante do Grupo de Estudos sobre Docência e Educação Básica: Currículo, Políticas e Profissionalização Docente - GEDB, da UFPel, e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE, da FURG. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: história da Educação, educação pré-escolar, atendimento aos bebês e crianças bem pequenas, currículo e formação de professores.

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Publicado

2019-06-12

Como Citar

Gutierres Borges, J. D. (2019). O atendimento à infância rio-grandina como medida de segurança à população da cidade (1900 a 1980) / The rio-grandina health care as a safety measure to the city population (1900-1980). Revista De História E Historiografia Da Educação, 3(9), p. 71–100. https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i9.67796

Edição

Seção

Fluxo Contínuo