Uma viagem, um engenheiro, uma escola: reorganização da Escola Prática de Aprendizes da Estrada de Ferro Central do Brasil (1905)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i2.51795Palavras-chave:
Educação profissional, Estrada de ferro, Escola Prática de Aprendizes, ViagemResumo
Este artigo analisa a reorganização do curso profissional da Escola Prática de Aprendizes da Estrada de Ferro Central do Brasil, no bairro do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, a partir das impressões da viagem aos Estados Unidos da América realizada pelo subdiretor da Seção Locomoção, o engenheiro José Joaquim da Silva Freire, em 1905. Utilizo como fonte privilegiada para este estudo dois documentos. O primeiro é o relatório que foi produzido a partir da viagem, intitulado “Missão aos Estados Unidos”, publicado em 1907, que expõe as considerações comparativas de Silva Freire sobre o processo de admissão, as disciplinas ministradas, o tempo de duração do curso, dentre outros assuntos. Já o segundo, é uma ata que consolidou a nova organização da Escola Prática de Aprendizes.
A trip, an enginner, a school: reorganization of the Escola Prática de Aprendizes da Estrada de Ferro Central do Brasil (1905). This article analyzes the reorganization of the professional course of the Escola Prática de Aprendizes da Estrada de Ferro Central do Brasil, in the district of Engenho de Dentro, in Rio de Janeiro, from the impressions of the trip to the United States of America conducted by the Seção Locomoção, the engineer José Joaquim da Silva Freire, in 1905. I use as privileged source for this study two documents. The first is the report that was produced from the trip, titled “Missão aos Estados Unidos”, published in 1907, which sets forth Silva Freire's comparative considerations on the admission process, the disciplines taught, the duration of the course, among other subjects. The second is an act that consolidated the new organization of the Escola Prática de Aprendizes. Keywords: Professional education; Railroad; Escola Prática de Aprendizes; Travel.