Open Journal Systems

A experiência de criação de um repositório digital como fonte de pesquisa para a história da educação de Bananeiras

Vivian Galdino Andrade

Resumo


“Impressos pedagógicos, jornais e documentos escolares como fontes para a história da educação de Bananeiras durante as décadas de 1920-1950” é o título de um projeto PIBIC, desenvolvido entre os anos 2015 e 2016. Ele tinha como proposta coletar e digitalizar fontes documentais (jornais, revistas, documentos e demais impressos pedagógicos) que circularam na cidade de Bananeiras no período estudado. Este acervo digital foi colocado em um repositório digital – “História da Educação do município de Bananeiras / HEB” e está sob a guarda da Universidade Federal da Paraíba – Campus III. Foi para relatar o percurso de criação deste repositório e o processo de coleta das fontes que elaboramos este artigo. Acreditamos que a disponibilização destas fontes digitalizadas à comunidade acadêmica, como também aos demais sujeitos habitantes da cidade de Bananeiras, gere um estímulo ao conhecimento e a valorização da história do município. Aliar a História da Educação às novas tecnologias nos permite lançar mão de estratégias que possibilitem estabelecer um elo entre estas áreas do conhecimento, que aparentemente díspares, podem se comunicar na arte e na tarefa de fazer pesquisa.

The experience of creation of a digital repository as a source of research for history of education of Bananeiras. "Pedagogical forms, newspapers and school documents as sources for the history of Bananeiras education during the decades of 1920-1950" is the title of a PIBIC project, developed between the years 2015 and 2016. It was proposed to collect and digitize Documentary sources (newspapers, magazines, documents and other pedagogical forms) that circulated in the city of Bananeiras during the studied period. This digital collection was placed in a digital repository - "History of Education of the municipality of Bananeiras / HEB" and is under the custody of the Federal University of Paraíba - Campus III. It was to report the course of creation of this repository and the process of collecting the sources that elaborated this article. We believe that the availability of these digitized sources to the academic community, as well as to the other subjects living in the city of Bananeiras, generate a stimulus to the knowledge and value of the history of the municipality. Allying the History of Education with new technologies allows us to use strategies that make it possible to establish a link between these seemingly disparate areas of knowledge that can communicate in the art and in the task of doing research. Keywords: Digital repository; Sources; History of Education.


Palavras-chave


Repositório digital; Fontes; História da Educação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rhhe.v1i2.50376

Apontamentos

  • Não há apontamentos.