RIVAROXABANA COM OU SEM ASPIRINA EM DOENÇA CARDIOVASCULAR ESTÁVEL - ESTUDO COMPASS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rmu.v4i3.56402Resumo
Neste Journal Club discute-se o estudo COMPASS, que avaliou a eficácia e a segurança de Rivaroxabana para a prevenção de eventos cardíacos adversos como morte cardiovascular, infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC) em pacientes com doença arterial coronária ou doença arterial periférica. Quando comparada ao AAS isoladamente, a combinação de baixa dose de Rivaroxabana (2,5 mg, duas vezes ao dia) com 100 mg de AAS foi associada à redução nos eventos isquêmicos e na mortalidade, sem aumentar significativamente a taxa de sangramentos graves.
Referências
The COMPASS Investigators. Rivaroxaban with or
without Aspirin in Stable Cardiovascular Disease. N
Engl J Med 2017; Aug 27:[Epub ahead of print]
http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/
NEJMoa1709118
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).