A Revista Médica da UFPR publica as seguintes seções:
*: Seções restritas a artigos de autores convidados.
A submissão de artigos e o processo de revisão são feitos de modo eletrônico, pelo próprio site da revista.
O conteúdo do material enviado para publicação na Revista Médica da UFPR não pode estar em processo de avaliação em outra publicação ou já ter sido publicado.
ESTILO E PREPARAÇÃO DE ARTIGOS
A RMU publica artigos originais tanto em português, quanto em inglês. Independente da língua escolhida pelo autor, todos os trabalhos devem apresentar resumo em português e abstract em inglês.
Os artigos originais e os relatos de caso devem ser estruturados da seguinte forma:
a) Página de título
b) Resumo e abstract
c) Introdução
d) Métodos
e) Resultados
f) Discussão
g) Agradecimentos – somente a quem colaborou de modo significativo na realização do trabalho
h) Referências
i) Figuras e tabelas
Todas as páginas, excluída a do título, devem ser numeradas.
PÁGINA DE TÍTULO
A página de título deverá conter:
a) O título do trabalho, também na versão em inglês, deverá ser conciso e não exceder 75 caracteres;
b) Nome e sobrenome dos autores, bem como as instituições as quais pertencem;
c) Nome e endereço da instituição onde o trabalho foi realizado;
d) Declaração do autor, responsabilizando-se pelo conteúdo do trabalho e seção da Revista à qual se destina.
e) Indicação do autor responsável pela troca de correspondência. Devem conter telefone, e-mail e endereço para contato.
f) Aspectos éticos - Citar na página título eventuais conflitos de interesse (profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos) que possam influenciar ter influenciado os resultados da pesquisa ou o conteúdo do trabalho. Na carta deve constar ainda, quando cabível, a data da aprovação do trabalho pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição à qual estão vinculados os autores.
RESUMO E ABSTRACT
O resumo visa permitir a perfeita compreensão do artigo. Deverá conter no mínimo 150 e no máximo 250 palavras. Deverá ser composta de Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões. Após o resumo deverão ser indicados no máximo cinco descritores. (Consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde – DECS - http://decs.bvs.br). O abstract deverá ser apresentado na mesma folha do resumo, seguindo o mesmo modelo: Objectives, Methods, Results, Conclusions. Deve ser seguido de keywords.
O resumo, abstract, descritores e keywords devem constar em todos os artigos enviados à RMU, independente do tipo de artigo (original, revisão, relato de caso, ou journal).
INTRODUÇÃO, MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO
Estas seções juntas não devem ultrapassar o limite de 2.500 palavras.
A introdução serve a contextualização da pesquisa. Aqui deve-se informar o leitor quanto a natureza do problema e sua importância. Ao final, deve-se explicitar os objetivos ou as hipóteses avaliadas pelo estudo. Não inclua dados ou conclusões do estudo nesta parte.
A seção de métodos deve mostrar com clareza como o estudo foi desenvolvido. Deve ser suficientemente detalhada para que outros pesquisadores reproduzam a pesquisa com fidelidade. Descreva o delineamento do estudo, bem como a seleção dos participantes, a coleta de dados, o acompanhamento, e a análise estatística. Se pertinente, detalhe a forma de randomização, as intervenções realizadas, e a forma do cegamento. Aqui deve conter também uma declaração de que a pesquisa foi aceita pelo comitê de ética, ou de que adere aos princípios da Declaração de Helsinki.
A seção de resultados deve ser redigida de maneira objetiva e lógica. Enfatize e sumarize os principais achados. Quando apropriado, utilize tabelas e gráficos. Forneça a significância estatística e o intervalo de confiança das estimativas. Sempre que possível, separe os resultados segundo variáveis demográficas (especialmente sexo e idade).
A discussão serve para interpretar os resultados do estudo. Compare-os com o conhecimento atual e explique as possíveis discrepâncias. Discuta o impacto na clínica e a relevância para as futuras pesquisas. Comente também sobre as limitações e os pontos fortes do estudo. Ao final, conclua o texto de maneira sucinta e relacionada aos objetivos previamente descritos.
REFERÊNCIAS
As referências bibliográficas deverão ser apresentadas de acordo com as Normas de Vancouver. (disponíveis em: http://www.icmje.org e http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html. Deverão ser numeradas consecutivamente na ordem em que aparecerem no texto pela primeira vez. As chamadas no texto devem ser sobrescritas. Não utilizar mais do que 40 referências.
Sugere-se o uso de programas como EndNote e Mendeley para gerenciar as referências.
Confira mais abaixo alguns exemplos de referências.
FIGURAS, TABELAS E GRÁFICOS
No original deverão estar inseridos tabelas, fotografias, gráficos, figuras ou anexos. Devem ser apresentados apenas quando necessários, para a efetiva compreensão do texto e dos dados, totalizando no máximo três.
a) As figuras devem ser originais e de boa qualidade. As letras e símbolos devem estar na legenda.
b) As legendas das figuras e tabelas devem permitir sua perfeita compreensão, independente do texto.
c) As tabelas, com título e legenda, deverão estar em folhas individuais, após as referências.
SUBSMISSÃO
Quando pronto, submeta o artigo à RMU seguindo os passos:
a) Realize o login no site da RMU
b) Acesse a Página do Usuário
c) Clique em Nova submissão
d) Siga as instruções na tela
EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS
Abaixo estão alguns exemplos de como listar as referências. Para uma lista mais abrangente, consulte http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html. O uso de gerenciadores de referências (EndNote, Mendeley, etc) é fortemente recomendado.
ARTIGOS DE PERIÓDICOS
Liste sempre os primeiros 6 autores. Em caso de mais autores, utilize a expressão et al (após citar os 6 primeiros).
Formato: Sobrenome e iniciais. Título do artigo. Título abreviado do periódico. Ano da publicação; volume (edição): páginas.
Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Eng J Med. 2002; 347:284-7
Le DT, Uram JN, Wang H, Bartlett BR, Kemberling H, Eyring AD, et al. PD-1 Blockade in tumors with mismatch-repair deficiency. N Eng J Med. 2015; 372: 2509-20.
ARTIGOS CUJO AUTOR É UMA ORGANIZAÇÃO
Diabetes Prevention Program Research Group. Hypertension, insulin, and proinsulin in participants with impaired glucose tolerance. Hypertension. 2002; 40(5): 679-86.
ARTIGOS NO PRELO (NÃO PUBLICADOS)
Funchal E, Lenardt MH, Labronici LM, Polak YSN. Rituais vivenciados pelo corpo fumante. Cogitare Enferm. No prelo 2005.
LIVRO
Ferla A, Fagundes SMS, organizadores. O fazer em saúde coletiva: inovações na organização da atenção à saúde coletiva. Porto Alegre: Dacasa; 2002.
CAPÍTULO DE LIVRO (QUANDO O AUTOR DO CAPÍTULO NÃO É O MESMO DO LIVRO)
Machado TMS, Odone Filho V. Osteossarcoma. In: Buzaid AC, editor. Manual de oncologia clínica. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores; 2004. P. 330-4.
CAPÍTULO DE LIVRO (QUANDO O AUTOR É O MESMO DO LIVRO)
Porto CC. Exame clínico. 3a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1996. Órgãos genitais; p. 342-51.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: