Do universal ao pluriversal: questões e desafios do paradigma decolonial
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i1.78171Palabras clave:
Decolonial, Eurocentrista, Modernidade, PluriversalResumen
O texto a seguir é uma tradução de « De l'universel au pluriversel. Enjeux et défis du paradigme décolonial », artigo de Claude Bourguignon Rougier e Philippe Colin, publicado na revista Raison présente (nº 199) em 2016. Citando autores como Enrique Dussel, Aníbal Quijano, Edgardo Lander, Walter Mignolo, Santiago Castro-Gómez, Arturo Escobar, Nelson Maldonado Torres, Ramón Grosfoguel e Catherine Walsh, cujas contribuições teóricas têm grande importância, Claude Bourguignon Rougier e Philippe Colin trazem questões e desafios do paradigma decolonial, que se debruça sobre a “geopolítica do poder, do saber e do ser” resultante do processo colonizatório europeu sobre partes do globo. Ressaltam a centralidade epistêmica da colonialidade e sua íntima relação com a modernidade construída sobre uma narrativa eurocêntrica; Rougier e Colin propõem, assim, uma pauta não mais baseada na elaboração de conhecimento a partir de um viés eurocentrista, mas pluriversal, conferindo a devida importância às histórias locais e possibilitando, com isso, reavaliar o lugar de enunciação convencionado pela modernidade. A tradução deste artigo ao português brasileiro visa a tornar acessível a leitura àqueles que demonstrem interesse na abordagem proposta pelos autores, possibilitando, com isso, a diversidade de pontos de vista e o consequente enriquecimento do debate acerca do giro decolonial.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.